Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/06/2011

Câmara analisa proposta de plano de previdência para pessoas dependentes

 

SÃO PAULO - A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 28/11, que concede benefícios previdenciários às pessoas em situação de dependência, será analisada pela Câmara dos Deputados.
 
De acordo com a a Agência Câmara, pela proposta, criada pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), será considerada dependente a pessoa que “tenha perdido a condição para o desempenho das atividades da vida diária”.
 
O segurado terá como escolher entre o recebimento de benefícios monetários ou de serviços. Os valores a serem pagos e os serviços a serem prestados serão definidos por lei.
 
Por determinação da PEC, os benefícios monetários devem ter correlação apenas com o grau de dependência do segurado, e não com o seu salário de contribuição.
 
População mais velha
O argumento de Barbosa é que a população brasileira vem envelhecendo e, consequentemente, a proporção de pessoas com dependência tem aumentado.
 
De acordo com ele, em 2003, 13,5% da população idosa era considerada dependente, ou seja, tinha problemas em desempenhar as atividades diárias sozinha.
 
Para o deputado, é importante prever, no âmbito da Previdência Social, um seguro específico que atenda “à população de idosos dependentes, bem como a outras pessoas que, em razão de doença ou acidente, venham a necessitar do auxílio de terceiros para o desempenho das atividades cotidianas”.
 
Andamento
Se for aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, a proposta será analisada por uma comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 30.06.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 4 milhões de contribuintes já declararam o IR

Decorrido quase metade do prazo de entrega da Declaração do Imposto  de Renda da Pessoa Física, a Receita Federal do Brasil recebeu, até às 9h desta segunda-feira (25), 4,33 milhões de declarações em todo o Brasil, o que representa 16,6% do total esperado (26 milhões).

Previdência Corporate, por Redação

INSS: Benefícios começam a ser pagos nesta sexta

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que recebem mais do que um salário mínimo terão o pagamento do mês de janeiro liberado a partir desta sexta-feira, (1º de fevereiro).

Previdência Corporate, por Redação

Congresso deve aprovar Regime de Previdência dos servidores

O Congresso retoma os trabalhos nesta quinta-feira com a promessa de aprovar o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos da União.

Deixe seu Comentário:

=