Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/09/2011

Câmara e STF negociaram aviso prévio maior

A votação do projeto que aumentou para até 90 dias o tempo do aviso prévio foi negociada entre o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), informa reportagem de Maria Clara Cabral e Felipe Seligman.

Há cerca de duas semanas, Maia participou de reunião com integrantes do tribunal, quando foi alertado de que o julgamento sobre o assunto poderia ser retomado em outubro. A orientação para que Câmara votasse o tema antes partiu dos próprios ministros.

Eles afirmaram que depois de uma decisão do tribunal, que definiria os critérios de proporcionalidade do aviso prévio, ficaria difícil para a Câmara regulamentar o tema de forma diversa.

Também argumentaram que o Supremo, quando declarou a omissão inconstitucional do Congresso sobre o tema, ajudou a "desobstruir" as negociações, paralisadas há anos por interesses dos empregadores.

Os ministros convenceram empresários --que pediam ao Supremo o adiamento do debate por causa da crise econômica-- a procurar a Câmara e tentar encontrar uma solução por lá, onde teriam mais poder de negociação.

Depois do encontro com os ministros, Maia entrou em contato com representantes dos trabalhadores e dos empresários e repetiu o argumento. Se o Congresso não regulamentasse o aviso prévio, corria o risco de o Supremo decidir por uma proposta que desagradasse a um dos dois lados.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 23.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Cadastro Positivo para bancos passa a valer a partir de hoje; saiba como funciona

A partir de hoje, 1º de agosto, começa a valer o Cadastro Positivo para os bancos, lista que trará uma relação dos bons pagadores de contas e promete facilitar e baratear a obtenção de empréstimos por este grupo.

Notícias Gerais, por Redação

Plenário aprova projeto sobre corretor de seguros

plenário da Assembleia Legislativa (Ales) aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (02), o Projeto de Lei nº 292/2011, que obriga a presença de um corretor de seguros ou seu representante legal em todos os estabelecimentos que comercializam o serviço no Estado.

Notícias Gerais, por Redação

Investidores enxergam Ibovespa em 72.500 pontos, mostra pesquisa do Citi

Os investidores continuam confiantes no desempenho das bolsas de valores na América Latina, com destaque para o Brasil. Segundo pesquisa do Citigroup com mais de 50 investidores institucionais ao redor do globo

Notícias Gerais, por Redação

Inflação sobe 0,52% em novembro e acumula 6,64% em 12 meses

A inflação oficial usada pelo governo, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acelerou em novembro ao registrar alta de 0,52%, informou nesta quinta-feira (8) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Deixe seu Comentário:

=