Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/09/2011

Câmara e STF negociaram aviso prévio maior

A votação do projeto que aumentou para até 90 dias o tempo do aviso prévio foi negociada entre o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), informa reportagem de Maria Clara Cabral e Felipe Seligman.

Há cerca de duas semanas, Maia participou de reunião com integrantes do tribunal, quando foi alertado de que o julgamento sobre o assunto poderia ser retomado em outubro. A orientação para que Câmara votasse o tema antes partiu dos próprios ministros.

Eles afirmaram que depois de uma decisão do tribunal, que definiria os critérios de proporcionalidade do aviso prévio, ficaria difícil para a Câmara regulamentar o tema de forma diversa.

Também argumentaram que o Supremo, quando declarou a omissão inconstitucional do Congresso sobre o tema, ajudou a "desobstruir" as negociações, paralisadas há anos por interesses dos empregadores.

Os ministros convenceram empresários --que pediam ao Supremo o adiamento do debate por causa da crise econômica-- a procurar a Câmara e tentar encontrar uma solução por lá, onde teriam mais poder de negociação.

Depois do encontro com os ministros, Maia entrou em contato com representantes dos trabalhadores e dos empresários e repetiu o argumento. Se o Congresso não regulamentasse o aviso prévio, corria o risco de o Supremo decidir por uma proposta que desagradasse a um dos dois lados.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 23.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Tesouro descarta nova redução na meta de superávit primário

Apesar do fraco desempenho no esforço fiscal dos estados e municípios, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, descartou nesta quinta-feira a possibilidade de o governo federal ampliar ainda mais o abatimento da meta de superávit primário - economia para pagar os juros da dívida pública.

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação oficial acelera e acumula alta de 5,56% em 12 meses

A inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acelerou em outubro, ao variar 0,65%, ante 0,48% registrado em setembro. No mesmo período do ano passado, a taxa foi de 0,42%.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa de PIB de 2,99% para 2,72% neste ano

O mercado reduziu a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para 2,72% e manteve a perspectiva para a taxa básica de juros (Selic) neste ano em 8% após o Comitê de Política Monetária

Notícias Gerais, por Redação

América Latina puxa aumento no número de turistas no Brasil

Os países da América Latina sustentam o aumento do número de desembarque de turistas estrangeiros no Brasil, informa a coluna Mônica Bergamo na Folha.

Deixe seu Comentário:

=