Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/09/2011

Campanha de vacinação contra o sarampo acaba esta semana

A campanha de vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira (30). Crianças de 1 a 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para fazer a imunização. Quem já foi vacinado pode receber a dose novamente.

Inicialmente, a campanha estava prevista para terminar no último dia 16, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por duas semanas.

Segundo a pasta, o objetivo é identificar os municípios com cobertura vacinal menor e intensificar a mobilização nessas localidades.

Na primeira fase da campanha, em junho, oito Estados deram vacinas contra a doença: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Nestes locais, a campanha foi antecipada devido a um surto de sarampo na Europa. Os Estados foram escolhidos por se tratar de regiões com grande densidade populacional e alto índice de turistas.

Na sexta-feira termina a segunda etapa da campanha, em 18 Estados brasileiros: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins.

A imunização contra o sarampo é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento delas.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 26.09.11
 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Bomba cardíaca nacional pode salvar vida de pacientes do SUS

Uma esperança para os pacientes que aguardam nas longas filas por um transplante de coração já começa a se tornar realidade, principalmente para a população atendida nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Cirurgia bariátrica cura diabetes em 88% dos pacientes

Um estudo brasileiro mostrou que a cirurgia bariátrica pode auxiliar o combate à diabete do tipo 2 em pessoas com obesidade moderada. O trabalho, publicado na revista Diabetes Care,

Deixe seu Comentário:

=