Publicado por Redação em Dental - 30/09/2011
Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados
Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.
A justificativa, segundo o dentista, está no despreparo dos cirurgiões-dentistas em prever a doença.
Dos 282 dentistas das unidades de saúde do município que aceitaram participar da pesquisa de Vasconcelos, apenas um acertou todas as perguntas referentes ao conhecimento da doença.
Segundo Vasconcelos, o câncer de boca é uma doença “plenamente evitável”, mas que, em São Paulo, atinge índices elevados de portadores. Como seu diagnóstico não requer tecnologia nem técnicas apuradas, é de fato um absurdo uma grande metrópole como São Paulo ter deficiência no atendimento às vítimas de tal doença.
Fonte: http://dentalis.com.br | 30.09.11
Posts relacionados
Dental, por Redação
Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas.
Dental, por Redação
Quando o assunto é higiene bucal, logo pensamos na escovação dos dentes. Claro que a higienização e o uso do fio dental são essenciais para manter a higiene bucal, mas é importante saber que boca é composta pelos dentes, gengiva, língua e garganta.
Dental, por Redação
A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa
Dental, por Redação
Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais.
Deixe seu Comentário: