Publicado por Redação em Dental - 30/09/2011

Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados

Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.

A justificativa, segundo o dentista, está no despreparo dos cirurgiões-dentistas em prever a doença.

Dos 282 dentistas das unidades de saúde do município que aceitaram participar da pesquisa de Vasconcelos, apenas um acertou todas as perguntas referentes ao conhecimento da doença.

Segundo Vasconcelos, o câncer de boca é uma doença “plenamente evitável”, mas que, em São Paulo, atinge índices elevados de portadores. Como seu diagnóstico não requer tecnologia nem técnicas apuradas, é de fato um absurdo uma grande metrópole como São Paulo ter deficiência no atendimento às vítimas de tal doença.

Fonte:
http://dentalis.com.br | 30.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

10 erros que prejudicam a saúde bucal

Falta de informação e mitos fazem com que a maioria das pessoas deslize na hora de cuidar da boca. Os erros vão desde a escova dental incorreta até o momento errado de fazer a higiene.

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Dental, por Redação

Ministério da Saúde libera mais R$ 16,4 milhões anuais para a confecção de próteses dentárias

Com a ampliação dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias por todo o país, que deverá chegar ao total de 1.232 em 2012, o Ministério da Saúde ampliou os recursos que serão destinados anualmente para a confecção de próteses dentárias.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Deixe seu Comentário:

=