Publicado por Redação em Dental - 12/08/2013

Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

Foto: ShutterstockMuitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados. É difícil imaginar que os dentes tão novinhos podem ser alvo de doenças bucais, mas caso não haja a higienização adequada, eles podem sim ser atingidos pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.
 
O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal. O primeiro deles é a frequência com que a criança toma a mamadeira. “Muitos chegam a tomar a mamadeira até os 4 anos de idade e muitas vezes ao dia. E na mamadeira vai tudo: suco, água, leite”, diz o odontopediatra Marcelo Bonecker.
 
É aí que surge o segundo problema: os açúcares. “Além da alta frequência (uma criança com menos de um ano toma a mamadeira a cada três horas), os líquidos oferecidos ao bebê são açucarados. Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açucares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie”, destaca. 
 
Prevenção
Segundo Bonecker, uma simples escovação já minimizaria o problema, pois evitaria que as bactérias se instalassem nos dentes. “O maior problema, a meu ver, é à noite, pois os pais não querem que a criança acorde e colocam-na para dormir depois de mamar. O leite fica parado na boca e esse processo que citei se torna ainda mais danoso”, diz.
 
Por isso, a dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite. “Durante o dia, o problema é menor, pois a criança vai salivando e esse processo ajuda a limpar os dentes”, aponta o odontopediatra.
 
É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.  
 
Veja abaixo mais oito dicas para evitar os problemas:
 
1 - Caso não haja a higienização adequada, os dentes de leite podem ser atingidos pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.
 
2 - O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal.
 
3 - O primeiro fator que prejudica a saúde bucal é a frequência com que a criança toma a mamadeira. Muitos chegam a mamar até os 4 anos de idade e muitas vezes ao dia.
 
4 - Na mamadeira vai tudo: suco, água, leite. É aí que surge o segundo problema: os açúcares. Além da alta frequência (uma criança com menos de um ano toma mamadeira a cada três horas), os líquidos oferecidos ao bebê são açucarados.
 
5 - Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açúcares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie. O maior problema é à noite, pois os pais não querem que a criança acorde e colocam-na para dormir depois de mamar. O leite fica parado na boca e esse processo se torna ainda mais danoso.
 
6 - A dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite.
 
7 - Durante o dia, o problema é menor, pois a criança vai salivando e esse processo ajuda a limpar os dentes.
 
8 - É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Mordida cruzada pode causar bruxismo e perda dos dentes

Se não for tratada precocemente com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, esse problema pode atrapalhar a estética, a mastigação e a respiração do paciente

Dental, por Redação

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM)

Dental, por Redação

Saúde bucal em 2012 é melhor do que anos atrás diz especialista

Em 2011, o Ministério da Saúde anunciou que pretendia investir mais de R$ 134 milhões em novos procedimentos odontológicos. Isso porque dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal indicam que 35% da população brasileira possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico.

Dental, por Redação

Profissionais irão discutir a importância da odontologia na UTI

Marcado para acontecer em Porto Alegre, de 9 a 12 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva receberá mais de quatro mil profissionais para discutir os avanços no tratamento do paciente crítico atendidos nas mais de duas mil e quinhentas UTIs do país.

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=