Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/08/2011

Carreira internacional? Seleção da ONU pode ser a oportunidade

SÃO PAULO - Quem pretende seguir uma carreira internacional pode ter no Programa Jovens Profissionais da ONU (Organização das Nações Unidas) uma oportunidade para começar.
 
O programa, cujas inscrições  encerram-se em 10 de setembro, está selecionando profissionais para atuar nas áreas de administração, assuntos humanitários, comunicação e estatística, sendo que o salário inicial pode superar os US$ 59 mil anuais, pagos em Nova York, dependendo do custo de vida do país onde o selecionado for morar.
 
Dentre as características valorizadas pelo Órgão estão integridade, profissionalismo e respeito à diversidade.
 
Quem pode participar?
Segundo informações da Organização, podem se inscrever no programa profissionais nascidos nos países selecionados para o exame deste ano, entre eles, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.
 
O candidato deve ter diploma de graduação na carreira desejada, experiência mínima de dois anos, fluência em inglês ou francês, e ter até 32 anos completos em 31 de dezembro deste ano.
 
Caso a pessoa seja selecionada, o local de trabalho será em uma das sedes da Organização, o que não inclui o Brasil.
 
Prova
As inscrições para o Programa podem ser feitas no site da entidade (www.onu.org.br), sendo que as provas acontecem em 7 de dezembro.
 
O processo seletivo compreende dois testes: um de conhecimentos gerais, que deve ser feito em inglês ou francês; e outro específico para a carreira desejada, que pode ser respondido em qualquer um dos idiomas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, russo, chinês e árabe).
 
Após esta fase, o candidato selecionado passará ainda por um teste oral, cuja data será divulgada no site da entidade.
 
A ONU esclarece que só são convocados para a primeira fase do processo os 40 melhores currículos recebidos.
 
Vale a pena?
Na opinião do sócio-diretor da consultoria Vallua, Lucas Copelli, em tempos de globalização, a experiência de uma carreira internacional traz como vantagem a oportunidade de lidar com a diversidade cultural e de ampliar a rede de relacionamentos. Além disso, ressalta ele, este é um período que ajuda a desenvolver características importantes para quem quer ocupar altas posições na carreira.
 
"Fora da sua zona de conforto, o profissional desenvolve o idioma, aprende a ser flexível e adquire capacidade de adaptação aos diferentes cenários, características essenciais para executivos de altas posições nas empresas", diz Copelli.
 
Por outro lado, lembra, é importante levar em consideração a expectativa da família e ter em mente os desafios que irá encontrar no momento de regresso ao Brasil.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 26.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo corta juros de longo prazo e injeta R$ 8,4 bi para estimular economia

O governo lançou nesta quarta-feira (27) um pacote de estímulos à indústria nacional no valor de R$ 8,4 bilhões, a serem despejados a partir do segundo semestre.

Notícias Gerais, por Redação

Índice de preços para 3ª idade desacelera no 3º trimestre

Os preços para a terceira idade registraram alta de 0,91% no terceiro trimestre e desaceleraram na comparação com o segundo trimestre, quando o índice variou 1,30%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Notícias Gerais, por Redação

Trabalhadores dos Correios derrubam acordo e greve continua

Os trabalhadores dos Correios derrubaram o acordo fechado ontem entre a empresa e o comando de greve e decidiram manter a paralisação, que já dura 21 dias.

Notícias Gerais, por Redação

Sem vaga, HC manda para casa mulher com 26 quilos em SP

Sofrendo há 11 anos de anorexia nervosa e bulimia, Maria Cleneilda Fernandes de Oliveira, 27, não conseguiu ser internada no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, onde ela se trata desde novembro de 2007. As dez vagas do serviço especializado em transtornos alimentares já estavam cheias na terça-feira (27).

Deixe seu Comentário:

=