Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/07/2011

Cercas eletrificadas deverão seguir as normas da ABNT, prevê projeto

SÃO PAULO - As cercas elétricas deverão seguir as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É o que determina o Projeto de Lei 52/10, aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado na quinta-feira (14).
 
Um dos argumentos utilizados na defesa da proposta foi o risco que muitas cercas elétricas oferecem à vida das pessoas, justamente por não estarem de acordo com a ABNT, segundo a Agência Senado.
 
O parecer aprovado aponta que há cercas eletrificadas que podem causar mortes, porque estão conectadas diretamente a redes de baixa tensão da concessionária de distribuição de energia. Já as cercas instaladas conforme as regras da ABNT não seriam perigosas, já que o choque é de baixa corrente, pulsante, e com pulso de pequena duração. Ou seja, quem entrar em contato com a cerca seria repelido, mas não teria risco de morte.
 
Além de a cerca ter de respeitar as normas da ABNT, deverão ser fixadas placas de aviso que alertem sobre o perigo de choque e que contenham símbolos para que analfabetos possam compreender a mensagem.
 
Agora a matéria será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais.
 
Multa
Caso as normas não sejam respeitadas, o proprietário do imóvel ou síndico, no caso de condomínios, será multado em R$ 5 mil. Para o responsável técnico pela instalação, a multa chega a R$ 10 mil. No caso de casas alugadas, se o proprietário do imóvel provar que a cerca elétrica foi instalada sem o seu consentimento, a multa será transferida para o morador.
 
Se houver reincidência da infração, a multa será aplicada em dobro.
 
De acordo com o projeto, a Defesa Civil será responsável pela fiscalização dos serviços de implantação e manutenção realizados nas cercas eletrificadas.
 
O valor arrecadado com as multas será revertidop para campanhas de esclarecimento da população sobre temas de interesse da Defesa Civil.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 15.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

'Prévia do PIB' tem crescimento de 1,04% no primeiro trimestre de 2013

Foi a maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Contra os três primeiros meseFoi a maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Contra os três primeiros meses de 2012, avanço foi de 1,79%.s de 2012, avanço foi de 1,79%.

Notícias Gerais, por Redação

Susep cria serviço que dá acesso à informação

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) instituiu o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC Susep), par ajustar-se à instrução que regula o acesso à informação, estabelecido pela Lei nº 12.527/11.

Notícias Gerais, por Redação

Pequenas empresas focam no segmento de seguros

Segundo levantamento do Sebrae-SP, existem 5,1 milhões de empresas no Brasil e, desse total, 98% são micro e pequenas empresas (MPEs).

Notícias Gerais, por Redação

Empresa deve indenizar famílias por acidente com Fokker-100 da TAM

A empresa Northrop Grumman Corporation, fabricante de uma peça do Fokker-100 da TAM que sofreu um acidente em 1996, não conseguiu reverter a decisão da Justiça que a obriga a pagar indenizações milionárias às famílias das vítimas.

Deixe seu Comentário:

=