Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/04/2011

Cérebro começa a encolher anos antes do diagnóstico de Alzheimer

Algumas partes do cérebro afetadas pelo Alzheimer começariam a encolher dez anos antes que a doença incurável pudesse ser diagnosticada, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

Embora se tratem ainda de resultados preliminares, os pesquisadores consideram que esta descoberta pode um dia permitir, com ajuda da ressonância magnética, determinar quais são as pessoas que apresentam maior risco de desenvolver a doença, às vezes hereditária.

Para a pesquisa, os médicos mediram com ressonância as zonas cerebrais geralmente afetadas pelo mal de Alzheimer de 64 pessoas sãs, sem problemas de memória ou outros sintomas de demência. Os especialistas acompanharam os pacientes por um período de entre sete e 11 anos.

Eles constataram que os sujeitos com menor espessura do córtex --substância cinza onde ficam os neurônios, essenciais às funções cognitivas, sensoriais e motoras-- tinham grandes chances de contrair a doença, em comparação aos outros que possuíam as mesmas partes cerebrais mais espessas.

Assim, no grupo de 11 participantes que tinham as zonas cerebrais estudadas mais modestas, 55% desenvolveram o mal de Alzheimer.

Por outro lado, nenhum paciente do grupo de nove pessoas com os maiores tamanhos dessas mesmas partes do cérebro sofreu com Alzheimer, destacaram os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na "Revista Neurology", uma publicação da Academia Americana de Neurologia.

No grupo dos indivíduos com um tamanho médio dessas regiões cerebrais, 20% contraiu o mal.

"Esses dados são um indicador potencialmente importante das primeiras mudanças relacionadas ao Alzheimer. Elas poderiam ajudar a prever quais são as pessoas com maior risco de sofrer desta doença e talvez também determinar quando o mal vai se manifestar", explica Bradford Dickerson da faculdade de medicina de Harvard (Massachusetts), principal autor do estudo.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 14.04.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra a gripe termina nesta quarta em SP

Estado registrou o maior número de mortes por H1N1 em todo o País

Saúde Empresarial, por Redação

Instituições públicas e privadas são convocadas para estimular uso racional de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um edital de chamamento para que instituições interessadas integrem uma força de trabalho para a determinação de medidas que estimulem o uso racional de medicamentos.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde libera mais R$ 40 milhões para 16 hospitais

O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 40 milhões para serem aplicados em procedimentos de média e alta complexidade e nos serviços ambulatoriais em hospitais de nove estados e oito municípios, beneficiando 16 hospitais.

Saúde Empresarial, por Redação

Residente que atuar em área pobre ganhará bônus

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou, nesta última sexta-feira (02), mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Deixe seu Comentário:

=