Publicado por Redação em Dental - 22/08/2014

Cirurgiões-Dentistas buscam equiparação salarial

Em 12 de agosto, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou Audiência Pública com a finalidade de analisar propostas visando à adoção de equiparação salarial em âmbito estadual entre as categorias profissionais de Cirurgiões-Dentistas e Médicos.

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades da categoria, bem como da de médicos e de farmacêuticos, que se solidarizam com o pleito.

Ressaltando que as reivindicações têm sido feitas em conjunto pela APCD, ABCD e Crosp, o secretário-geral do Crosp, Marco Antonio Manfredini, reforçou que os funcionários públicos do Estado perderam a equiparação salarial que tinham com a aprovação do plano de cargos e salários dos médicos, em 2013 e, agora, os Cirurgiões-Dentistas querem a aprovação de Projeto de Lei Complementar (PLC) que acabe com essa disparidade, pois as carreiras são similares, e também a criação de plano de carreira.

Desde 2013 já houve sinalização, por parte do governo do Estado, de que há intenção de enviar este PLC. Uma vez na Assembleia, os Cirurgiões-Dentistas pretendem requerer sua tramitação com urgência. Além disso, foi ressaltado que a rubrica específica para essa equiparação, que deve ser expandida para aposentados e pensionistas, precisa ser incluída urgentemente no Orçamento do Estado para 2015.

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Sílvio Jorge Cecchetto defendeu a valorização da saúde bucal nos serviços públicos, que sofre com o descaso do governo. “Nossas reivindicações são honestas e não pedem nada além do que é justo; até pela responsabilidade que o profissional de Odontologia exerce com a saúde bucal e geral da população, já que a saúde começa pela boca!”

A secretária-geral da APCD Central, Maria Ângela Marmo Fávaro destacou que “o Cirurgião-Dentista não é apenas a pessoa que faz obturações. Há diversas patologias que podem ser diagnosticadas por esse profissional, a quem cabe ainda o cuidado estético”.

Maria Lúcia Portes, do Grupo Técnico de Cirurgiões-Dentistas Funcionários e Servidores do Estado, somou-se às reivindicações de valorização do servidor público da área odontológica.

Além da presidente da comissão, a deputada estadual Telma de Souza que conduziu a audiência junto com o deputado estadual Carlos Neder, estiveram presentes os deputados estaduais Heroilma Soares Tavares, Luciano Batista, Adriano Diogo, Gerson Bittencourt, Alencar Santana, Aldo Demarchi, Welson Gasparini e Itamar Borges.

APCD - Com informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mito ou realidade: é preciso escovar o dente três vezes por dia?

Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?

Dental, por Redação

Idosos são beneficiados com o uso de aparelho ortodôntico

Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.

Dental, por Redação

Infecções bucais de bebês podem ser evitadas

Pais precisam higienizar a boca da criança

Deixe seu Comentário:

=