Publicado por Redação em Dental - 08/11/2011

Clareamento em dente com tratamento de canal.Dá?

Dá. Mas é um tipo especial de clareamento chamado clareamento interno. A técnica tem esse nome porque é feita pelo lado de dentro do dente.

Dentes com tratamento de canal costumam ter a cor alterada,ficando mais escuros.Isso pode acontecer por uma série de motivos.Primeiramente porque perdem a vitalidade,ou seja, o nervo desses dentes morre e é removido pelo dentista.Mas outros fatores podem colaborar com esse escurecimento: restos de tecido necrosado (morto) que ficaram dentro da coroa do dente,um sangramento interno,resíduos da medicação (guta-percha e cimento endodôntico)que o dentista usa para vedar o canal e até manchamentos causados por restaurações de amálgama(aquelas metálicas).

O produto usado para clarear um dente num clareamento interno, o perborato de sódio, é diferente daquele usado para clareamentos externos (o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio).O clareamento interno geralmente é feito através de um curativo de demora. Funciona assim:

  1. O dente é aberto através do mesmo local por onde foi feito o tratamento de canal;
  2. O dentista tira qualquer resíduo de obturação que esteja dentro da coroa do dente e faz uma “tampa” que separa a coroa,que está vazia,da raiz, que está obturada (se tem dúvidas, veja aqui o que é um tratamento de canal). Essa “tampa” é uma proteção necessária para evitar danos à raiz do dente;
  3. O dentista coloca o produto clareador dentro do dente e fecha provisoriamente.

Normalmente,o clareador é trocado uma vez por semana,pelo tempo que o profissional achar conveniente… quase sempre 3 ou 4 vezes. Pode-se, ainda, associar o clareamento interno com o externo, de forma a potencializar os resultados.De qualquer forma,nem sempre o dente clareado atinge a mesma cor dos outros dentes.Nesse caso, é possível recorrer a outras soluções,como por exemplo,as facetas.Facetas são restaurações que cobrem toda a parte da frente de um dente anterior.

Se a cor daquele seu dente da frente do qual você precisou tratar o canal está mais escura que a dos outros, fique tranquilo: tem solução.Procure um dentista e faça uma avaliação.Mas saiba que, dependendo do escurecimento,talvez apenas o clareamento interno não dê conta do recado.Não adianta ficar bravo com o dentista no melhor estilo “eu quero meu dinheiro de volta”.

Fonte:http://medodedentista.com.br|08.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Amil vende mais plano dental

Após interromper a venda de plano de saúde individual no mês passado, a Amil intensifica esforços para que os clientes desta modalidade de convênio médico adquiram também o seu plano dental.

Dental, por Redação

Entenda a cirurgia de gengiva

Seu dentista recomendou que você consultasse um periodontista.

Dental, por Redação

Insônia, gastrite, problemas respiratórios podem ser tratados no dentista

Problemas como ronco, insônia, má postura, ficam impressos na arcada dentária. Quando o conjunto maxilar, mandíbula e língua estão em desequilíbrio é sinal que o organismo passa por problemas.

Dental, por Redação

Proteja o coração ao tratar de problemas na gengiva

Falar que a gengivite pode causar problemas cardíacos parece um desses boatos espalhados na internet. Mas de mito essa afirmação não tem nada. Isso porque cientistas começaram a estudar a ligação entre doenças periodontais - inflamação que atinge a gengiva e pode levar à perda dos dentes - e outros problemas de saúde desde 1990.

Deixe seu Comentário:

=