Publicado por Redação em Dental - 08/11/2011

Clareamento em dente com tratamento de canal.Dá?

Dá. Mas é um tipo especial de clareamento chamado clareamento interno. A técnica tem esse nome porque é feita pelo lado de dentro do dente.

Dentes com tratamento de canal costumam ter a cor alterada,ficando mais escuros.Isso pode acontecer por uma série de motivos.Primeiramente porque perdem a vitalidade,ou seja, o nervo desses dentes morre e é removido pelo dentista.Mas outros fatores podem colaborar com esse escurecimento: restos de tecido necrosado (morto) que ficaram dentro da coroa do dente,um sangramento interno,resíduos da medicação (guta-percha e cimento endodôntico)que o dentista usa para vedar o canal e até manchamentos causados por restaurações de amálgama(aquelas metálicas).

O produto usado para clarear um dente num clareamento interno, o perborato de sódio, é diferente daquele usado para clareamentos externos (o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio).O clareamento interno geralmente é feito através de um curativo de demora. Funciona assim:

  1. O dente é aberto através do mesmo local por onde foi feito o tratamento de canal;
  2. O dentista tira qualquer resíduo de obturação que esteja dentro da coroa do dente e faz uma “tampa” que separa a coroa,que está vazia,da raiz, que está obturada (se tem dúvidas, veja aqui o que é um tratamento de canal). Essa “tampa” é uma proteção necessária para evitar danos à raiz do dente;
  3. O dentista coloca o produto clareador dentro do dente e fecha provisoriamente.

Normalmente,o clareador é trocado uma vez por semana,pelo tempo que o profissional achar conveniente… quase sempre 3 ou 4 vezes. Pode-se, ainda, associar o clareamento interno com o externo, de forma a potencializar os resultados.De qualquer forma,nem sempre o dente clareado atinge a mesma cor dos outros dentes.Nesse caso, é possível recorrer a outras soluções,como por exemplo,as facetas.Facetas são restaurações que cobrem toda a parte da frente de um dente anterior.

Se a cor daquele seu dente da frente do qual você precisou tratar o canal está mais escura que a dos outros, fique tranquilo: tem solução.Procure um dentista e faça uma avaliação.Mas saiba que, dependendo do escurecimento,talvez apenas o clareamento interno não dê conta do recado.Não adianta ficar bravo com o dentista no melhor estilo “eu quero meu dinheiro de volta”.

Fonte:http://medodedentista.com.br|08.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Biópsia na odontologia

A biópsia consiste na remoção de amostra de células e/ou tecidos em um organismo vivo. Após a remoção do material, ele é devidamente identificado e enviado para um laboratório de Patologia, onde será processado e analisado microscopicamente.

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Previna-se de muitas doenças cuidando da boca

Inúmeras doenças podem ter problemas bucais como justificativa ou, ao menos, associados a elas. E a lista não é pequena - endocardite infecciosa; doenças cardiovasculares; partos prematuros e nascimentos de baixo peso; pneumonias e doenças respiratórias crônicas obstrutivas;

Dental, por Redação

Qualidade de Vida e Saúde Bucal

Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.

Deixe seu Comentário:

=