Publicado por Redação em Dental - 20/06/2011

Meninas adolescentes associam maloclusão à insatisfação com a aparência, diz estudo

Durante pesquisa realizada em Pelotas (RS), pesquisadores verificam que desvio de oclusão é comum entre adolescentes.

A insatisfação com a aparência é comum na adolescência e muitas vezes afeta a auto-estima gerando uma série de problemas. Neste sentido, estudar os elementos que influenciam o senso estético dessa população torna-se importante. Diante disto, Karen Glazer Peres, da Universidade Federal de Santa Catarina, e colegas, da Universidade Federal de Pelotas e do Latin American Center for Perinatology and Human Development, no Uruguai, desenvolveram um estudo para verificar se a maloclusão tem um impacto na satisfação com a aparência de adolescentes. Para tanto, os pesquisadores selecionaram de um estudo perinatal, realizado em Pelotas, 900 indivíduos de 15 anos de idade.

Segundo o artigo publicado em abril na Community Dentistry and Oral Epidemiology, 867 adolescentes participaram até o fim do estudo, sendo que 54,1% eram homens. Usando o critério de WHO os autores verificaram que 30,6% dos meninos apresentavam maloclusão severa ou moderada, enquanto 32,8% das meninas possuíam o desvio. Através de um questionário os autores identificaram que “insatisfação com aparência foi relatada por 29,8% de meninos e por 46,5% de meninas”. Porém, apenas para as meninas a maloclusão foi associada positivamente à insatisfação com a aparência. Os pesquisadores coletaram ainda informações socioeconômicas e a auto-descrição da cor da pele. Também realizaram exames para avaliar a prevalência de cárie e mensuraram altura, peso e índice de massa corporal.

Assim, os autores entendem que maloclusão é uma condição comum, além de ser associada à insatisfação com a aparência por adolescentes do sexo feminino. Eles concluem que os efeitos de diferentes tipos de maloclusão sobre a satisfação com a aparência devem ser estudados futuramente.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 20.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sete dicas para os pais ajudarem na saúde bucal de seus filhos

Todo pai quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todos sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.

Dental, por Redação

Lucro da OdontoPrev recua 1,8% no 4º trimestre

A operadora de planos odontológicos OdontoPrev reportou lucro líquido de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre, valor 1,8% inferior ao ganho de R$ 45,6 milhões verificado um ano antes.

Dental, por Redação

Belo sorriso eleva autoestima

"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase? Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.

Dental, por Redação

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=