Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/06/2013

Como aplicar o dinheiro extra

Na semana passada foram liberados o primeiro lote de restituição do imposto de renda e a primeira parcela do 13° salário para os servidores públicos estaduais. Economistas dão dicas de como aproveitar essa renda extra
 
O primeiro lote de restituição do imposto de renda saiu na última segunda-feira, 17. E no dia seguinte, na terça-feira, 18, o Governo do Estado liberou a primeira parcela do 13º salário para os servidores púbicos estaduais, parcela que corresponde a 50% do valor total. O que fazer com esse dinheiro extra? Economistas recomendam que, antes de tudo, o contribuinte busque pagar as suas dívidas para só depois pensar em fazer investimentos ou outros gastos. E com a inflação nos níveis atuais, deixar o dinheiro na conta corrente é um erro.
 
Para o economista Francisco Assunção, esta “é uma boa oportunidade de saldar dívidas, sobretudo, aquelas associadas a custos elevados de crédito, como cartões de crédito, que é a atividade mais onerosa que há no Brasil”. A recomendação é válida para qualquer dívida vinculada a altas taxas de juros, “que tiram parte dos seus recursos. Então, antes de qualquer coisa, é melhor liquidar logo as dívidas”, diz o economista Célio Fernando.
 
Já para quem está com as dívidas sob controle outra opção é aplicar o dinheiro. Com a tendência de alta da taxa básica de juros (Selic), hoje fixada em 8% ao ano, a poupança se torna ainda mais atrativa, já que a sua remuneração está atrelada aos juros básicos. De modo que, se descontadas taxas, impostos e a inflação, a remuneração da caderneta pode ser maior do que a de muitos fundos de investimento.
 
Com o atual cenário de indefinição da economia brasileira, com inflação, cotação do dólar e taxa de juros em alta, Luís Eduardo Fontenelle Barros, presidente da LEF Barros Consultoria, diz que a aplicação mais indicada é a poupança. “A hora agora é de proteger o caixa”, ele diz. “Como o 13º é um valor pequeno, eu colocaria na poupança, até que a economia se defina melhor, porque é uma aplicação protegida. Se a Selic subir seu rendimento também sobe.”
 
Fundos de investimento
 
Para os que buscam rendimentos maiores e, portanto, estão dispostos a correr mais riscos, os fundos de investimento atrelados à inflação podem ser uma boa opção. “O momento é de cautela, porque o dólar e os juros estão mudando de patamar, e a inflação tende a subir”, diz Fontenelle Barros. Mas “se a inflação continuar subindo, então (o contribuinte) pode tirar o dinheiro da poupança e pôr num fundo vinculado a ela”. Porém, diferente da poupança, que não estabelece um valor mínimo para a entrada, a aplicação inicial para esses tipos de fundo, de modo geral, gira em torno de mil reais. 
 
 
Segundo Fontenelle Barros, alguns analistas acreditam que a inflação já esteja próxima ao teto, e por isso agora não seria o momento ideal para aplicar em títulos vinculados a ela. Mas com a tendência de aumento do dólar, outra opção, para o curto prazo, seriam os fundos cambiais, recomenda Francisco Assunção.
 
SERVIÇO
 
Confira o calendário de restituição do IR
 
Onde: site da Receita Federal
Endereço: http://bit.ly/pANpSp
 
Fonte: www.opovo.com.br

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

IGP-M acelera em março e encerra o período com inflação de 0,43%

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou inflação de 0,43% em março, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Notícias Gerais, por Redação

Apesar da crise, brasileiro deve ter crédito moderado em 2012

Apesar do agravamento da crise econômica mundial nos países desenvolvidos, os empréstimos de bancos e outras instituições financeiras aos consumidores brasileiros deverão aumentar em 2012, só que em ritmo mais lento que o verificado em 2011.-

Notícias Gerais, por Redação

Programa nos EUA consegue detectar dor de pacientes

Um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, desenvolveu um programa de computador que avalia informações geradas pelo cérebro e detecta quando as pessoas sentem dor.

Deixe seu Comentário:

=