Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/08/2011

Concorrência entre regiões preocupa relatores da MP que isenta tablets de tributos

SÃO PAULO -  Os benefícios fiscais para a produção de tablets no Brasil, previstos na Medida Provisória 534/2011, preocupa seus relatores, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), principalmente quando se trata da região amazônica.

O temor é que a isenção de impostos deixe o Pólo Industrial de Manaus - que tem regime tributário diferente para estimular a instalação de indústrias na região - com os mesmos incentivos de São Paulo, que tem muito mais atrativos para as empresas. Além da Zona Franca de Manaus, estão na mesma situaçao o pólo industrial da Bahia e o pólo de software do Rio Grande do Sul.

Segundo o senador, o objetivo é fazer os ajustes necessários para garantir competitividade no mercado a cada uma das regiões. "Não se pode ter um tratamento igual para situações desiguais. É preciso oferecer vantagens às regiões para que continuem competitivas dentro do País", afirmou Braga, segundo a Agência Senado.

Para Manuela, a fabricação de tablets será uma evolução tecnológica importante para o País e deve ser feita atendendo às demandas e necessidades do Brasil. A deputada defende que a oportunidade de crescimento não pode ser "desperdiçada" devido a disputas regionais.

Medida Provisória
No dia 23 de maio foi publicada a MP (Medida Provisória) 534/11, que dá incentivo fiscais aos tablets fabricados no Brasil, com o objetivo de diminuir os preços. A medida inclui esses dispositivos na chamada Lei do Bem e reduz de 9,25% para zero a incidência dos tributos PIS e Cofins sobre os tablets fabricados no Brasil.

A proposta também diminui a incidência do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Imposto sobre Importação.

Com os incentivos, os tablets nacionais devem ficar, em média, até 30% mais baratos do que os importados.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre em campo positivo e ruma para terceiro pregão em alta

Em linha com o otimismo internacional, a bolsa brasileira abre em terreno positivo nesta quinta-feira (19) e caminha para a terceira alta consecutiva. Por volta de 10h20, o Ibovespa subia 0,79% para 55.014 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz pela 5ª semana estimativa de crescimento da economia em 2012

A expectativa de analistas do mercado financeiro para o crescimento da economia este ano caiu pela quinta semana seguida. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), desta vez, passou de 2,72% para 2,53%. Para 2013, houve redução de 4,5% para 4,3%.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil irá cortar cerca de R$ 50 bi do Orçamento, diz Pimentel

O governo brasileiro deve cortar cerca de R$ 50 bilhões em gastos de seu Orçamento de 2012 para ajudar a cumprir suas metas fiscais, afirmou nesta quarta-feira (15) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Deixe seu Comentário:

=