Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/06/2012

Confiança dos empresários volta a crescer em maio, diz CNC

A confiança dos empresários do comércio registrou uma leve alta, de 1,0%, em maio, na comparação com abril deste ano. É o que revela o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo) e divulgado nesta terça-feira (5).

O indicador registrou 128,9 pontos em maio, o que representa uma alta de 0,8% frente ao quinto mês de 2011. O indicador varia de 0 a 200 pontos, sendo que acima de 100 pontos demonstra otimismo.

Subíndices
O Icec é compostos por três subíndices: condições atuais, expectativa e investimentos. Entre eles, o único que apresentou baixa foi o primeiro, e isso, na variação anual. De acordo com o levantamento, a queda observada foi de 4,2%. Com isso, o subíndice atingiu 106,3 pontos em maio, apesar da alta de 0,5% na comparação com o mês anterior.

"Esses dados mostram que o atual otimismo do comerciante brasileiro está mais ligado às expectativas do que ao desempenho atual da economia, que vem enfrentando um aumento considerável da inadimplência, assim como uma alta do dólar, que tende a reduzir o poder de compra do brasileiro", informa a CNC.

Expectativas e investimentos
Em relação ao cenário futuro, os empresários se mostraram mais otimistas. O indicador de expectativa apresentou alta de 1,0% frente ao mês de abril deste ano. A alta foi influenciada pela previsão mais favorável dos indicadores relacionados à economia (+1,2%), ao setor (+0,9%) e à empresa (+0,9%).

Com o aumento, o nível de expectativa permaneceu elevado, em 165,2 pontos, o que indica que o empresário ainda está otimista em relação ao desempenho do estabelecimento (169,9 pontos), do setor varejista (164.2 pontos) e em relação à economia brasileira (161,4 pontos).

Sobre o indicador investimentos, também houve alta de 1,5%, chegando a 114,6 pontos, em maio. De acordo com a pesquisa, a alta deve-se a uma combinação de expansão na intenção de contratar (+1,9%), de aumentar os investimentos (+1,8%) e estoques (+0,7%).

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

IPCA acelera para 0,64% em abril, aponta IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,64% em abril, acima do observado em março, quando os preços subiram 0,21%.

Notícias Gerais, por Redação

Bancos terão linha de crédito para pessoas portadoras de deficiência

Após reunião do Conselho Monetário Nacional nesta quinta-feira, o Banco Central (BC) regulamentou medida para estimular os bancos a terem linhas de crédito específicas para pessoas portadoras de deficiência.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe mais de 1% com otimismo do mercado

A forte alta do mercado acionário brasileiro nos dois últimos pregões ganha impulso na manhã desta sexta-feira. Um tom de otimismo permanece no ar, enquanto investidores aguardam o principal indicador do dia, referente ao mercado de trabalho americano em novembro.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera sem tendência firme; dólar marca R$ 1,88

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera sem tendência firme nas primeiras horas da rodada de negócios desta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=