Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2012

Contração do setor privado da zona do euro aumenta em maio

O setor privado da zona do euro encolheu ainda mais este mês, à medida em que novos pedidos caíram, forçando empresas a atrasar a produção e cortar a força de trabalho, segundo índices de gerentes de compras preliminares (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit divulgados nesta quinta-feira.

E para a preocupação de formuladores de política econômica, a recessão que começou em membros periféricos menores está dirigindo-se para países centrais, como Alemanha e França, cujos crescimentos fracos têm deixado o bloco solvente.

"O enfraquecimento da produção manufatureira levou a economia da Alemanha a uma pequena contração pela primeira vez desde novembro", disse o economista sênior do Markit Tim Moore. O PMI composto da zona do euro, uma combinação dos índices dos setores manufatureiro e de serviços e visto como um guia do crescimento, caiu para 45,9 este mês ante 46,7 em abril, a menor leitura desde junho de 2009.

"A pesquisa é amplamente consistente com o Produto Interno Bruto caindo pelo menos 0,5% na região no segundo trimestre, ao passo que uma recessão crescente na periferia afeta França e Alemanha", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

Dados oficiais mostraram que a zona do euro escapou da recessão por pouco, uma vez que a economia ficou estagnada no primeiro trimestre, apoiada por um forte crescimento na Alemanha. Mas uma pesquisa feita na semana passada prevê contração de 0,1% no atual trimestre.

Os setores de serviços e manufatureiro da zona do euro mostraram declínio da atividade num ritmo mais rápido que o esperado, apesar de as empresas cortarem preços para incentivar os negócios, de acordo com as leituras preliminares dos PMIs.

O PMI preliminar deste mês para o setor de serviços caiu para 46,5 ante 46,9 em abril, mínima de sete meses e abaixo das expectativas de 46,9. Maio é o quarto mês seguido em que o índice fica abaixo da linha de 50, que divide crescimento de contração.

Os manufatureiros mostraram um quadro similar, com o PMI caindo para 45,0, o menor nível desde junho de 2009, quando o bloco estava em recessão, e abaixo da leitura do mês passado de 45,9 e da expectativa de 46,0. O índice de produção para o setor, que guiou grande parte da recuperação do bloco na última recessão, encolheu para 44,7 ante 46,1.

Reuters News


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia cresceu em ritmo mais intenso no 1ª trimestre, diz Tombini

A economia brasileira cresceu em ritmo mais intenso no primeiro trimestre e as projeções indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano ao redor de 3%, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

4 sinais que indicam se uma ação vai subir

Saber o momento certo de comprar uma ação. Este é sem dúvida nenhuma um dos maiores desafios da grande maioria dos investidores, principalmente aqueles que operam no curto ou no curtíssimo prazo, com operações de day trade

Notícias Gerais, por Redação

Saída de dólares supera entrada em US$ 700 mi na 1ª semana do ano

O fluxo de dólares (entrada e saída da moeda) para o país na primeira semana de janeiro foi negativo em US$ 707 milhões, informou o Banco Central nesta quarta-feira (11).

Deixe seu Comentário:

=