Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2013

Economia cresceu em ritmo mais intenso no 1ª trimestre, diz Tombini

A economia brasileira cresceu em ritmo mais intenso no primeiro trimestre e as projeções indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano ao redor de 3%, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, nesta quinta-feira.

Em discurso na abertura do XV Seminário de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro, Tombini afirmou ainda que o principal suporte à economia brasileira continuará sendo o mercado interno, e que os atuais níveis de liquidez e taxas de juros são específicas para o momento atual.
 
Sobre a inflação, ele afirmou que o banco está atuará de forma tempestiva para fazer a inflação cair na segunda metade do ano. "O Banco Central está vigiliante e fará o que for necessário, com a devida tempestividade, para colocar a inflação em declínio no segundo semestre e assegurar que essa tendência persista no próximo ano", afirmou ele.
 
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) IPCA fechou abril a 0,55%, ficando em 12 meses em 6,49%, muito próximo do teto da meta de inflação do governo de 6,5%, ainda pressionado pelos preços dos alimentos. Tombini disse que houve choques de oferta de alimentos, entre outros fatores, que contribuíram para manter a inflação em niveis elevados, mas que ela está sob controle.
 
"A inflação está e continuará sob controle", afirmou ele, acrescentando que a comunicação é parte integrante da política monetária. No mercado futuro de juros, as taxas passaram a subir após a fala de Tombini. Em abril passado, o BC deu início a mais um ciclo de aperto monetário, ao elevar a Selic a 7,5%, dando sinais de que o movimento deve continuar.
 
Tombini voltou a repetir que a cena externa continua complexa e com riscos elevados, mas que os países emergentes têm mostrado melhora. "Nas economias emergentes, de maneira geral, o ritmo de atividade tem melhorado. Em grande parte isso se deve à demanda doméstica", afirmou ele.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bancos se blindam para lidar com crise

A Caixa Econômica Federal encerrou ontem a temporada de balanços dos grandes bancos brasileiros. Os resultados expuseram que os bancos brasileiros já se preparam para a nova rodada da crise econômica internacional, informa reportagem de Giuliana Vallone publicada na edição de quinta-feira da Folha.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa segue os EUA e cai, em dia de poucos negócios

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em queda nesta segunda-feira, em dia esvaziado de negócios devido ao feriado de terça-feira. O movimento no mercado doméstico segue o das Bolsas nos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Redação

Analistas divergem sobre rumos da Bovespa

O plano europeu anticrise e o "calote organizado" da Grécia reduziram as incertezas, levando a Bovespa à melhor semana no ano (alta de 7,7%) e o dólar, ao maior recuo mensal (baixa de 10,5%) desde 2003.

Deixe seu Comentário:

=