Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/11/2011

Crise europeia enfraqueceu G20, diz representante do Brasil no FMI

Para o economista Paulo Nogueira Batista, diretor para o Brasil e mais oito países da região no FMI (Fundo Monetário Internacional), a crise europeia minou as forças da reunião de cúpula do G20, que terminou sem acordo, por exemplo, sobre como capitalizar o fundo monetário, um dos principais pontos em debate.

A posição brasileira, segundo ele, é de só aportar recursos se as linhas de crédito aos países europeus tiverem condicionantes, uma forma de "garantia" a quem empresta.

Para Nogueira Batista, a falta de acordo no tema de capitalização do FMI decorreu do fato de o aporte no fundo não ser das operações mais rentáveis para o país e da exigência de "condicionalidades" nos empréstimos a serem feitos a países europeus, uma exigência do Brasil e de outros países.

"Agora, estamos na posição de credor. Não somos credores raivosos. Até porque éramos devedores até bem pouco tempo. Temos essa memória. Mas defendemos condicionalidades. Não dá para pensar numa linha especial de recursos para a Europa com pouca ou nenhuma condicionalidade."

Sobre a falta de acordo, Batista disse que, "em face do tamanho da crise, a resposta não veio".

O representante do Brasil no fundo monetário afirmou ainda que a crise europeia e o anúncio de uma provável consulta à população grega sobre os termos de um acordo para o refinanciamento da dívida da Grécia --possibilidade já descartada-- "consumiu muita energia" dos líderes do continente.

"Primeiro, eles tiveram de enquadrar o primeiro ministro da Grécia [o demissionário George Papandreou]. Depois, tiveram de enquadrar [Silvio] Berlusconi [primeiro ministro italiano]. Vocês não imaginam a energia que foi gasta", disse.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|07.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

FGTS só pode ser sacado em 17 ocasiões; saiba quais são

Posso retirar o FGTS retido após 3 anos que pedi demissão da empresa, mesmo estando registrado atualmente em outra empresa?

Notícias Gerais, por Redação

Federação de médicos rompe com governo e recorre ao STF contra MP

A Fenam (Federação Nacional dos Médicos), que agrega entidades médicas sindicais, anunciou que vai deixar seis comissões que integra na esfera do governo federal e outros cinco colegiados do Conselho Nacional de Saúde (órgão vinculado ao Ministério da Saúde).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação da 3ª idade fica menor que o IPC em 2011

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade , registrou no quarto trimestre de 2011, variação de 1,67%,

Notícias Gerais, por Redação

Governo reduz projeção de crescimento em 2011 a 3,8%

O governo revisou para baixo a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) para 2011. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 5º bimestre de 2011, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério do Planejamento, a previsão do crescimento em 2011 cai de 4,5% para 3,8%.

Notícias Gerais, por Redação

Ministério Público vai investigar médicos do HC de Botucatu (SP)

O Ministério Público Estadual de São Paulo vai instaurar inquérito civil para apurar acusações de que médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu (238 km de São Paulo) estariam descumprindo sua carga horária.

Deixe seu Comentário:

=