Publicado por Redação em Dental - 19/11/2014

Cuidar da boca pode acabar com dores de cabeça e de ouvido

Por orofacial é toda dor que se localiza na face e dentro da boca. São bastante comuns e chegam a afetar cerca de 20% da população. O problema pode vir da própria face ou de áreas próximas, como cabeça, pescoço e até mesmo da região do tórax.

Segundo Sílvia Siqueira, coordenadora do Comitê de Dor Orofacial da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, as causas mais comuns vêm de problemas dentários, das gengivas, língua e ossos maxilares. Além disso, doenças como câncer, problemas cardíacos, diabetes, artrite reumatóide e fibromialgia também podem causar esse tipo de dor. “Elas podem apresentar-se como dor de ouvido, dor de cabeça ou até dor nos dentes, e podem estar associadas também ao bruxismo (ato de ranger os dentes) e a disfunções temporomandibulares (ATM)”, diz.

Por conta das inúmeras possibilidades de causa, é importante que o diagnóstico seja feito de forma minuciosa e por um cirurgião-dentista especializado no tratamento das dores orofaciais. Já o tratamento desse problema pode e deve ser feito por uma equipe de profissionais de diferentes especialidades, principalmente no caso das dores crônicas, aquelas que duram mais de seis meses. Neurologistas, fisioterapeutas e psicólogos são alguns dos médicos que podem contribuir para esse tratamento.

Como evitar esse mal
A dor depende de múltiplos fatores para se estabelecer, que incluem aspectos emocionais, sociais, genéticos, doenças prévias, entre outros. Por isso, para Silvia, a melhor e mais eficiente forma de se prevenir é cuidando da saúde de uma forma geral.

“É preciso cuidar não somente da saúde física, mas da mental e social. Além disso, devemos estar sempre atentos à dor aguda (aquela de curta duração) para que não permaneça e se prolongue a ponto de se tornar crônica. O atendimento precoce para o diagnóstico correto podem ajudar nisso”, diz a especialista.  

No caso dos problemas bucais, que são as causas mais comuns dessa doença, o que ajuda é uma higiene bucal rigorosa feita com o auxilio do fio dental e dos raspadores linguais e visitas frequentes ao dentista.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

10 avanços que fazem a ida ao dentista ser mais prazerosa

Tudo bem que o consultório do dentista não está entre os lugares preferidos para se estar. Mas é preciso admitir que muito foi feito para que a experiência fosse o menos traumatizante possível para os pacientes.

Dental, por Redação

Incidência de cárie em Manaus diminui nos últimos nove anos

A cárie dentária atingiu 21.624 moradores de Manausem 2011, segundo dados do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em relação a 2003, a queda é de 3,2% no número de casos registrados em Manaus.

Dental, por Redação

Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa

A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.

Dental, por Redação

Dicas de Saúde Bucal

Muitas vezes, após escovar seus dentes, você ainda é surpreendido por um gostinho desagradável na boca. É que fatalmente sobraram resíduos de alimentos e placa bacteriana entre alguns dentes,

Deixe seu Comentário:

=