Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/11/2011

Desempregados podem continuar contribuindo para a aposentadoria

Muitos deixam de se preocupar com a previdência social quando mais novos e acabam por sofrer as consequências quando chegam à velhice. Para evitar situações assim, é bom se informar bastante. 

Por exemplo, você sabia que pode pagar a previdência social mesmo recebendo seguro desemprego? E o que fazer enquanto se está no aviso prévio pagar ou não? 

Foram essas as perguntas feitas pelo leitor Moacir feitas para a jornalista Sophia Camargo. 

Segundo a advogada especializada em Previdência Social Maria Faiock na maioria das vezes as pessoas procuram a previdência são informadas de forma incorreta. 

- As pessoas por medo não pagam o carnê, mas acabam tendo problema. 

Segundo a advogada, é possível continuar contribuindo para a Previdência desde pague o carnê de forma correta. Ela explica que existe a categoria de segurado facultativo, pelo código 1406, que é especifico para pessoas desempregadas. 

Neste caso, o trabalhador mesmo estando em aviso prévio ou recebendo seguro desemprego, continuar contribuindo. Esse tempo contará para o período de aposentadoria e não perderá o seguro desemprego. 

A jornalista Sophia Camargo ainda ressalta a importância de continuar pagando no período de desemprego. 

- Nada a nada, cinco meses depois no fim faz muita falta.

Fonte:http://noticias.r7.com|30.11.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Inscrição na dívida ativa pelo INSS é restringida

O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) não pode cobrar benefício pago indevidamente ao beneficiário por meio da sua inclusão na dívida ativa para posterior execução fiscal.

Previdência Corporate, por Redação

Receita: mesmo com desonerações, arrecadação deve crescer de 3% a 3,5% em 2013

A arrecadação total de impostos e contribuições federais deve registrar um crescimento real entre 3% e 3,5% em 2013. A estimativa é do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e leva em consideração uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5%.

Previdência Corporate, por Redação

Presidente da Câmara quer votar neste ano fim do fator previdenciário

O mecanismo, que garantiu redução de R$ 44 bilhões nas despesas da Previdência em 12 anos, é tema de diversos projetos em tramitação na Câmara que propõem a substituição do fator.

Previdência Corporate, por Redação

Comodidade: Site da Previdência tem agência eletrônica

A Previdência Social mantém 1.284 agências de atendimento em todo o país, mas, por meio do site do órgão (www.previdencia.gov.br),

Deixe seu Comentário:

=