Publicado por Redação em Dental - 28/10/2011

Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência

Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro. O evento reuniu pacientes, familiares e profissionais da unidade, além de acadêmicos de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), que fizeram a distribuição de kits de higiene pessoal.

Toalha de rosto, creme e escova dentais, cotonetes e sabonete fizeram parte do kit entregue aos participantes. A acadêmica de enfermagem Rúbia Janine Brandão destacou a importância dessas ações. "Nós estamos desenvolvendo a disciplina Práticas Extensionistas II, um trabalho com as crianças e adultos, destacando a importância da higiene corporal para nos mantermos saudáveis. Achei gratificante demais esse projeto", afirmou.

As mensagens foram acompanhadas pela garotada, que entendeu a importância de uma boa escovação. Ítalo Barbosa, 13 anos, que está em tratamento contra leucemia linfóide aguda há quase dois anos, aproveitou para tirar algumas dúvidas.

"Eu tinha algumas dúvidas sobre a maneira correta de escovar os dentes e quantas vezes ao dia eu precisava fazer isso. Tenho muito cuidado com os meus e adoro um sorriso bem branquinho. Gostei bastante dessa atividade e do meu kit", declarou sorridente. Para a mãe do jovem, a dona de casa Adriana Barbosa, os ensinamentos reforçam o que é dito em casa. "Às vezes, eles são preguiçosos para escovar os dentes e descuidam um pouquinho. Mas o reforço de hoje foi muito bem entendido", comentou.

Profissionais

No Centro de Oncologia do Huse, três profissionais atendem aos pacientes infantis e adultos internados na unidade. Eles desenvolvem as atividades de saúde bucal e prevenção do câncer de boca. A cirurgiã dentista, Maria Ângela da Silveira ressaltou a importância desse tipo de orientação. "A prevenção é o caminho para uma vida saudável. É muito gratificante poder ver nossos pacientes bem. É uma das melhores homenagens que poderíamos ter", justificou.

A coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, destacou a valorização do odontólogo. "Essa é uma atividade de prevenção e valorização desse profissional. Tivemos hoje vários voluntários reunidos, que vieram fazer um alerta a respeito dos problemas que começam pela boca e que podem ser evitados. Parabéns a esses profissionais", enfatizou.

Fonte: Ascom Fundação Hospitalar Saúde|28.10.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheças 5 efeitos do estresse na saúde bucal

Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para organismo são inúmeras.

Dental, por Redação

Deixe o preconceito contra o chiclete para trás

De vilã a parceira, a goma de mascar mostra cada vez mais benefícios para a saúde bucal. A versão sem açúcar da guloseima já é apontada por especialistas como coadjuvante da dupla escova e fio dental, uma vez que auxilia na higienização dos dentes, por meio do atrito da mastigação.

Dental, por Redação

Como combater a boca seca?

Quando se fala em boca seca, geralmente tem-se a impressão de uma condição que apenas incomoda, mas trata-se de um problema que, além de roubar todo o paladar e o sabor dos alimentos, compromete a saúde oral.

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=