Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/01/2011

Doença pulmonar em prematuros pode melhorar com boa alimentação

A doença pulmonar que costuma se desenvolver nos bebês prematuros requer um prolongado tratamento após o nascimento. Mas pode ser melhorada com uma alimentação adequada, segundo um estudo da Universidade de Michigan.

A pesquisa, publicada na quarta-feira (26) na revista médica "Pediatric Pulmonology", demonstra a relação entre o crescimento pulmonar das crianças e sua alimentação.

Assim, entre os 18 bebês com DBP (displasia broncopulmonar) nos quais se baseia o estudo, aqueles que ganharam peso acima da média melhoraram seus volumes pulmonares de forma notável.

A DBP se desenvolve tipicamente em bebês prematuros, que requerem uma prolongada ventilação ou tratamento com oxigênio depois do nascimento, o que leva a reduções significativas no fluxo de ar comparado a crianças que nascem de nove meses.

Além disso, os bebês que sofrem desta doença pulmonar têm mais probabilidades de desenvolver asma no futuro.

Os responsáveis pelo estudo advertem que são necessárias mais pesquisas que examinem os efeitos de diferentes regimes nutricionais sobre o crescimento pulmonar, ao mesmo tempo em que reconhecem que até os bebês que melhoram com uma boa alimentação não são capazes de alcançar os volumes pulmonares das crianças não prematuras.

São considerados prematuros os bebês que nascem antes das 37 semanas de gravidez, o que ocorre com uma de cada oito crianças nascidas nos Estados Unidos, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 27.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS: planos de saúde pagarão por remédio em casa contra câncer

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira a inclusão na lista de procedimentos obrigatórios custeados pelos planos de saúde de 36 novos medicamentos orais para o tratamento quimioterápico a pacientes com câncer.

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta concede isenção do IR a proventos de médicos do SUS

De autoria do deputado André Moura (PSC-SE), o Projeto de Lei 2794/11 isenta do imposto de renda os proventos recebidos do Sistema Único de Saúde (SUS) por médicos. Pelo projeto, são isentos tanto pagamentos na forma de honorário como de salário.

Deixe seu Comentário:

=