Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/08/2016

Empresa não é obrigada a prolongar plano de saúde de demissionário

Empregador não é obrigado a prolongar a cobertura do plano de saúde de trabalhador que aderiu a plano de demissão voluntária. Com esse entendimento, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) negou o pedido de um ex-funcionário de uma usina hidrelétrica.

No caso, o trabalhador, após 34 anos na empresa, aderiu a um programa de demissão voluntária. O programa garantia o período adicional de 48 meses de utilização do plano de saúde, "a partir da data de assinatura do termo de aditamento ou imediatamente após o término da vigência dos 12 meses do benefício saúde concedido inicialmente".

Terminado esse prazo, ele buscou na Justiça do Trabalho a invalidação dessa cláusula que fixou o prazo para manutenção do plano de saúde fornecido pela empresa após o encerramento do contrato.

Mas o juiz Victor Luiz Berto Salomé, da 1ª Vara do Trabalho de Passos (MG), não deu razão ao trabalhador. Segundo ele, não há obrigação legal de a empresa arcar com o plano após a extinção do contrato de trabalho. O que o trabalhador tem legalmente assegurado é a manutenção do plano nas mesmas condições da cobertura assistencial, mas, como ressalvou o julgador, desde que o ex-funcionário assuma integralmente o custeio.

Assim, o fato de a hidrelétrica ter oferecido a extensão do plano para quem aderisse ao desligamento voluntário não a obriga a prorrogá-lo, apontou Salomé. Segundo ele, a medida foi uma “elevação de garantias”, e a prorrogação indefinida do benefício, mediante imposição de uma obrigação vitalícia à empresa, carece de amparo jurídico. Inconformado, o trabalhador recorreu da decisão, que foi mantida pelo TRT-3. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3.

Fonte: Consultor Jurídico


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério aumenta em 129% a oferta de bolsas de residência médica

O Ministério da Saúde financiará mais 1.623 bolsas de residência médica em 19 especialidades prioritárias e com carência de profissionais, o que representa aumento 129% em um ano.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa abrirá consulta pública sobre anuência prévia de patentes

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a abertura de uma Consulta Pública para atualizar as regras relativas à anuência prévia da Agência na concessão de patentes para produtos e processos farmacêuticos.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 13 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 5 de maio, e que se encerraria nesta sexta-feira, 1º de junho, foi prorrogada novamente até quarta-feira, 13, em função do baixo número de pessoas que procuraram os postos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Para envelhecer bem, deixe os arrependimentos de lado

Uma das chaves para um envelhecimento emocionalmente saudável é deixar de lado o pesar pelas oportunidades perdidas.

Deixe seu Comentário:

=