Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/11/2011

Economia brasileira voltará a crescer em novembro, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (23), em audiência na Câmara dos Deputados, que a economia brasileira crescerá mais nos últimos meses do ano.

No terceiro trimestre, Mantega prevê uma desaceleração na atividade econômica brasileira, que, segundo ele, teria crescido apenas 0,3% em relação ao segundo --os dados ainda serão divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"Para o final do ano, vai haver uma aceleração da economia. Já tenho indicadores que a economia já está se aquecendo a partir de novembro", afirmou

O ministro ressaltou que a economia mundial deverá ter baixo crescimento neste ano ou até não crescer. Segundo ele, isso deve aumentar as disputas por mercados no mundo inteiro.

"A recessão [da economia mundial] está no horizonte. É uma possibilidade que está dada", completou.

Mantega defendeu medidas de proteção da indústria nacional para impedir a competição desleal com produtos importados, segundo eles muitas vezes subsidiados e provenientes de países que manipulam suas taxas de câmbio.

O ministro destacou o aumento do IPI para carros importados, que, apesar de ainda não ter entrado em vigor, já fez com que aumentasse os projetos de construção de fábricas no país.

"Se não tomássemos essas medidas, não teria isso. Considero que a medida foi muito eficaz e nós estamos preservando o emprego e o investimento no país", ressaltou.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|23.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo de Kassab tem aprovação de 22% em SP

gestão de Gilberto Kassab (PSD) é considerada ótima ou boa para 22% dos eleitores, informa reportagem de Paulo Gama, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera sem rumo, com vencimento de opções

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava sem tendência definida na manhã desta segunda-feira, influenciada pela ausência de novas notícias sobre a crise da dívida na zona do euro e pelo vencimento de opções sobre ações internas.

Deixe seu Comentário:

=