Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/09/2012

Economistas reduzem expectativa do PIB pela 6ª semana consecutiva

Economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram novamente a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. Segundo as estimativas do boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pela autoridade monetária, os especialistas reduziram de 1,64% para 1,62% a expectativa de alta no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, para 2012. Esta é a sexta queda consecutiva do indicador.

A inflação também deve subir, segundo as previsões dos economistas. Pela 9ª vez consecutiva, o mercado financeiro aumentou a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, passando de 5,2% para 5,24% em 2012. A expectativa é de que o indicador também suba no ano que vem: a previsão dos especialistas passou de 5,51% para 5,54%.

A expectativa para o câmbio e para a taxa básica de juros, a Selic, permaneceram inalteradas. Segundo os economistas, o dólar deve fechar o ano valendo R$ 2,00, mesma previsão para 2012. Pelas previsões, a Selic vai sofrer ainda um corte de 0,25 ponto percentual em relação ao patamar atual (7,5% ao ano). A estimativa para o ano que vem também foi reduzida, e passou de 8,5% para 8,25%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Correios correm o risco de ficar com agências lotadas após greve

Com a previsão para normalizar entregas no prazo de até dez dias, clientes em busca de encomendas e correspondências que não chegaram durante os 29 dias de paralisação devem evitar ir às agências dos Correios hoje, quando os funcionários retornam ao trabalho.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa firma recuperação e sobe 0,47%; dólar vale R$ 1,71

As dúvidas do mercado financeiro a respeito do "salvamento" da Grécia, e dos esforços da União Europeia para evitar o pior, não impedem que os mercados financeiros tenham um dia de valorização das ações.

Deixe seu Comentário:

=