Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/09/2012

Economistas reduzem expectativa do PIB pela 6ª semana consecutiva

Economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram novamente a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. Segundo as estimativas do boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pela autoridade monetária, os especialistas reduziram de 1,64% para 1,62% a expectativa de alta no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, para 2012. Esta é a sexta queda consecutiva do indicador.

A inflação também deve subir, segundo as previsões dos economistas. Pela 9ª vez consecutiva, o mercado financeiro aumentou a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, passando de 5,2% para 5,24% em 2012. A expectativa é de que o indicador também suba no ano que vem: a previsão dos especialistas passou de 5,51% para 5,54%.

A expectativa para o câmbio e para a taxa básica de juros, a Selic, permaneceram inalteradas. Segundo os economistas, o dólar deve fechar o ano valendo R$ 2,00, mesma previsão para 2012. Pelas previsões, a Selic vai sofrer ainda um corte de 0,25 ponto percentual em relação ao patamar atual (7,5% ao ano). A estimativa para o ano que vem também foi reduzida, e passou de 8,5% para 8,25%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira fica estagnada em fevereiro, diz Serasa

A atividade econômica registrou crescimento nulo no mês de fevereiro deste ano, de acordo com indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 2,1% da atividade econômica.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma quer investir mais em prevenção, diz ministro

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, voltou a defender nesta sexta-feira (6) seu trabalho na pasta e negou favorecimento a projetos de Pernambuco, seu Estado natal e onde concentra sua carreira política.

Deixe seu Comentário:

=