Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/11/2014

Consumo de tabaco aumenta infecção por HPV

Um estudo publicado em 8 de outubro, na edição do Journal of the American Medical Association, mostrou que a infecção pelo papilomavírus humano do tipo 16 (HPV 16), é mais comum em pessoas que consumiram ou foram expostas recentemente ao tabaco. Os pesquisadores descobriram que mesmo o consumo modesto de tabaco, como três cigarros por dia, está associado à alta prevalência de HPV bucal.

O estudo incluiu 6.887 participantes, inscritos originalmente na Pesquisa de Saúde Nacional e Exame Nutricional, um programa de estudos criado para avaliar a situação nutricional e de saúde dos adultos e crianças nos EUA. Atualmente os usuários de tabaco somaram 28,6% (2.012) dos participantes e 1% (63) estava infectado por HPV 16.

Exames de sangue e urina, assim como enxágue bucal e gargarejo para coletar células da boca e garganta, descobriram que participantes com biomarcadores no sangue e na urina com maior nível de tabaco, que pode ser proveniente de qualquer fonte de tabaco—mesmo fumante passivo - estavam mais propensos a ter DNA de HPV 16 bucal comparado com os que não tiveram nenhuma detecção dos compostos, explicou a professora assistente de otorrinolaringologia – cirurgia de cabeça e pescoço na Escola de Medicina da Universidade de Johns Hopkins, Carole Fakhry, onde o estudo foi conduzido. De acordo com o estudo, a prevalência de HPV 16 bucal foi maior em consumidores de tabaco (2%) do que em ex-consumidores ou os que nunca consumiram (0,6%).

Em adição, uma relação-dose foi encontrada. O equivalente a três cigarros por dia aumenta o risco de HPV 16 em 31%, e o equivalente a 4 cigarros por dia aumenta o risco em 68%.

O HPV 16 é transmitido principalmente através de sexo oral, e atualmente no estudo os consumidores de tabaco tiveram mais parceiros de sexo oral do que os não consumidores. Deste modo, mesmo que o estudo tenha descoberto uma relação independente entre o consumo de tabaco e a infecção por HPV 16, não se pode excluir que quem consumiu mais tabaco pode também ter feito mais sexo oral e, portanto, ter maior risco à infecção.

Fonte: www.apcd.org.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia para pagar juros da dívida supera meta em 2011, diz BC

A economia feita para pagar juros da dívida pública - o chamado superávit primário - atingiu R$ 128,7 bilhões em 2011, o equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB - a soma de todas as riquezas produzidas no País).

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias têm forte alta após ações de BCs

As Bolsas europeias fecharam com fortes altas nesta quarta-feira, depois de que bancos centrais de importantes economias avançadas anunciaram uma ação conjunta para injetar liquidez no mercado financeiro global, afetado pela crise da dívida da zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=