Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2011

Empresa deve indenizar famílias por acidente com Fokker-100 da TAM

A empresa Northrop Grumman Corporation, fabricante de uma peça do Fokker-100 da TAM que sofreu um acidente em 1996, não conseguiu reverter a decisão da Justiça que a obriga a pagar indenizações milionárias às famílias das vítimas, independentemente de acordos extrajudiciais. A decisão é do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O acidente matou 99 pessoas, em São Paulo. O reverso da turbina --uma espécie de marcha à ré da turbina utilizado como freio auxiliar em pousos-- abriu durante a decolagem, desestabilizando a aeronave. O avião caiu sobre casas no bairro do Jabaquara (zona sul). A Northrop Grumman Corporation é a fabricante do reverso que falhou.

A empresa tentou reverter decisão do TJ (Tribunal de Justiça) que a condenou ao pagamento de R$ 2 milhões a cada família, mais dois terços do último salário de cada vítima até quando completariam 65 anos, além de multa de 20% por não ter depositado caução.

Segundo a empresa, durante a tramitação do processo, alguns familiares fizeram acordos extrajudiciais com a Northrop. Na decisão, o TJ define que mesmo estas famílias recebam a indenização determinada pela Justiça.

A empresa havia entrado com recurso para que o caso fosse para o STJ, mas ele não chegou analisado por problemas no processo. De acordo com o tribunal, a empresa não apresentou comprovante de pagamento das custas do processo, o que é necessário para a apreciação do recurso.

A Northrop entrou com novo pedido para que o STJ analise o caso.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Conta no exterior é opção para quem gasta em outro país

Comprar uma casa no Caribe, um apartamento em Miami ou uma fazenda no Uruguai faz parte do sonho de muita gente. O mesmo vale para os planos de permitir que os filhos passem uma temporada de estudos no exterior. Nos dois casos, abrir uma conta fora do Brasil pode ser uma boa alternativa.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar inverte sinal e passa a perder valor perante o real

O dólar inverteu o sinal pouco após a abertura da sessão desta segunda-feira e passou a operar em território negativo, mas ainda sustentando a faixa de R$ 1,72.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre último pregão de 2011 em alta; dólar sobe

A Bolsa de valores de São Paulo operava em alta nesta quinta-feira, no último pregão de 2011, em meio a valorizações discretas na Europa e futuros de Bolsas norte-americanas em terreno positivo.

Deixe seu Comentário:

=