Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/06/2011

Empresas poderão ser obrigadas a atender reclamações presencialmente

SÃO PAULO – Consumidores poderão ter suas demandas, feitas a empresas fornecedoras de produtos ou serviços, atendidas de forma presencial. A proposta foi elaborada pelo deputado Manato (PDT-ES) e altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Segundo o Projeto de Lei  705/11, as empresas serão proibidas de atender e apresentar solução às demandas de seus clientes exclusivamente por telefone. No momento, a regra está sendo analisado pela Câmara.

Descaso com cliente
O autor da proposta entende que as lojas se limitam a vender seus produtos, sem se importar com os problemas que os clientes enfrentam. Atualmente, observa o parlamentar, o cliente comparece à loja, registra sua queixa e recebe a resposta via telefone.

Manato também critica o fato de que em relação a determinadas empresas, o consumidor não pode ir a uma loja para resolver seus problemas. É o caso das empresas de telefonia, por exemplo, onde os consumidores conseguem contato apenas via telefone.

Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 2522/07, do Senado, e tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: web.infomoney.com.br | 06.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia corte de gastos de R$ 10 bilhões

O governo anunciou nesta segunda-feira um corte de gastos de R$ 10 bilhões com objetivo de ajudar o Banco Central no controle da inflação, conforme adiantado pela Folha no sábado.

Notícias Gerais, por Redação

Empresas têm até hoje para depositar décimo terceiro salário dos trabalhadores

As empresas têm até hoje (20) para pagar a segunda parcela do décimo terceiro salário.

Notícias Gerais, por Redação

Consumidores que ganham até R$ 500 aumentam a busca por crédito

Apenas os consumidores que ganham até R$ 500 aumentaram a busca por crédito no semestre. As demais faixas de renda apresentaram queda, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta terça-feira (10).

Deixe seu Comentário:

=