Publicado por Redação em Dental - 11/10/2012

Escovação deve ser feita desde os primeiros dentes

As dicas incluem o uso de creme dental com flúor e limpar os dentes após a amamentação noturna.

Neste Dia das Crianças é bom lembrar a importância da escovação de dentes dos pequenos. Dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna. Quem alerta para esses cuidados é o coordenador do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca. “É fundamental a escovação desde o aparecimento dos primeiros dentes de leite”, explica. Ele esclarece ainda que a higienização dos dentes dos bebês não precisa ser feita necessariamente com a escova de dente, mas pode ser realizada com um pedaço de pano limpo. “O pai, mãe ou responsável deve iniciar a higienização da superfície do dente que já apareceu logo após a criança se alimentar”, destaca.

Gilberto Pucca explica que os dentes de leite devem ser higienizados. “Não é porque vão ser trocados que não são importantes. Esses primeiros dentes ajudam na mastigação e mantém o espaço dos dentes permanentes”.  Os dentes de leite previnem, inclusive, possíveis problemas de oclusão e podem evitar que a criança tenha que usar aparelhos ortodônticos. Os primeiros dentes são fundamentais para a saúde bucal das crianças”, reforça.

Outra dica importante é o uso de creme dental fluoretado para as crianças. “Não se recomenda pasta de dente sem flúor. No entanto, é bom monitorar para que a criança não acabe ingerindo a pasta rotineiramente”, salienta o coordenador. Outro cuidado que os pais devem ter é com a mamadeira noturna e o uso do açúcar, que deve ser evitado para não danificar os dentes da criança. O leite de vaca, líquido ou em pó, tem açúcar natural e não precisa ser adoçado com açúcar ou achocolatado.

“É um erro amamentar a criança à noite e deixá-la dormir sem limpar os dentes. A cárie pode surgir assim que os dentes aparecem. Quando a primeira superfície do dente aparece, já está exposta a agressão externa, portanto, aquele pequeno pedaço já deve ser higienizado”, esclarece.

Dados da pesquisa de Saúde Bucal de 2010 mostram que 44% das crianças aos 12 anos estão livres de cáries. Em 2003 esse percentual era de 32%. Os resultados mostram os avanços no cuidado à saúde bucal infantil, mas também indica que os pais não podem descuidar.

BRASIL SORRIDENTE – O Ministério da Saúde possui uma política de saúde bucal que atende todas as faixas etárias. O foco do Brasil Sorridente é ampliar e qualificar o acesso à assistência, à promoção da saúde e à prevenção de doenças. As crianças podem ser atendidas pelas Equipes de Saúde Bucal, que atuam em conjunto com as Equipes de Saúde da Família e nos Centros de Especialidades Odontológicas, em casos mais complexos.

O programa Brasil Sorridente também está alinhado à estratégia Rede Cegonha com o objetivo de prestar um atendimento integral às gestantes e aos bebês. As grávidas podem ter consultas odontológicas para tratar os dentes e, se necessário, podem obter orientações de como higienizar os dentes do seu filho.

Fonte: portalsaude.saude.gov.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores.

Dental, por Redação

Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente

Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.

Dental, por Redação

O que seus dentes dizem sobre sua saúde

Os olhos podem ser a janela da alma, mas a boca permite uma visão ainda mais ampla do corpo como um todo.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=