Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/02/2014

Estudo associa baixos níveis de vitamina D a doença grave em gestante

Por meio da análise de amostras de sangue de gestantes, pesquisadores descobriram que níveis baixos de vitamina D estão associados ao aumento do risco de ter pré-eclâmpsia grave, uma doença da gestação que pode ser fatal.

A pré-eclâmpsia se manifesta pela pressão arterial alta e pelo excesso de proteína na urina.

Publicado online no periódico "Epidemiology", o estudo usou 3.703 amostras de sangue obtidas de mulheres que estavam em geral na 21ª semana de gestação, de 1959 a 1966. O nível sanguíneo de vitamina D de mais da metade das gestantes era inferior a 50 nanomoles por litro, quantidade que os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA consideram inadequada à saúde global, e 717 tinham pré-eclâmpsia leve ou grave.

Não foram descobertas associações entre o nível de vitamina D e a pré-eclâmpsia leve. Todavia, após o controle dos fatores índice de massa corporal, raça e nível socioeconômico, entre outros, os pesquisadores descobriram que o risco relativo de ter pré-eclâmpsia grave era 40% menor nas gestantes com níveis sanguíneos de vitamina D maiores que 50 em comparação com as gestantes com níveis inferiores da substância.

"A pré-eclâmpsia grave é rara", afirmou Lisa M. Bodnar, principal autora do estudo e professora adjunta de Epidemiologia da Universidade de Pittsburgh. "Além disso, não podemos determinar se o nível baixo de vitamina D é o que causa a doença. As mulheres não devem correr para as drogarias para comprar suplementos de vitamina D. A gestante que estiver preocupada deve conversar com seu médico e continuar a tomar as vitaminas pré-natais."

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estilo de vida saudável adotado já na velhice também aumenta longevidade

Um idoso que decide adotar uma vida mais saudável, mesmo já tendo passado pelos 75 anos de idade, também pode ter aumentada a sua expectativa de vida, sugere um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério quer postos municipais de saúde atendendo melhor a população

O Ministério da Saúde quer melhorar o atendimento nos postos de saúde dos municípios. Com esse objetivo, a partir de dezembro, o ministério vai liberar recursos extras para mais de 4 mil prefeituras a fim de que cumpram o compromisso em relação às metas de qualidade previstas no programa federal Saúde Mais Perto de Você

Deixe seu Comentário:

=