Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/09/2011

Hospital da Mulher recebe certificado Diamante

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti (RJ), recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade é a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber tal certificação e a segunda em todo o Brasil. O programa, criado em 2005, tem por objetivo o reconhecimento das unidades de saúde que implementam e praticam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME).

Em 2010, com seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro. A unidade se tornou modelo de gestão compartilhada, atendendo aos moldes estabelecidos pela Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro através de metas quantitativas e qualitativas acompanhadas pelo grupo gestor.

A CME do Hospital da Mulher é uma unidade de apoio técnico a diversos setores do hospital, como o centro cirúrgico, a Unidade Intermediária Neonatal, as UTIs feminina e neonatal, o alojamento conjunto, entre outros, fornecendo produtos para esterilização e desinfecção adequadamente reprocessados.

“Até agora, foram 3.361 partos e mais de 50 mil consultas ambulatoriais. Receber esse certificado hoje nos dá a certeza de que acreditamos e aceitamos o desafio correto. E, com isso, temos visto a satisfação da nossa principal cliente, que é a usuária do SUS, ressalta, em comunicado, a diretora da unidade, Nilene Gouvea.

Durante um ano, técnicos da 3M visitaram o hospital a fim de inspecionar as rotinas aplicadas e criar um protocolo de normas e rotinas em conjunto com o setor. Esse protocolo foi baseado em regras e normas de organizações nacionais e internacionais como a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc), Joint Comission International (JCI), Association of periOperative Registered Nurses (AORN), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e, principalmente, Association for the Advancement of Medical Instrumentation (AAMI).

Desde a inauguração do HMHS, 14.392 itens foram esterilizados e mais de 1600 desinfectados. Segundo o representante da 3M, André Garça, o programa criou um check list com 59 itens e, para conseguir a certificação Diamante, é necessário atingir, no mínimo, 92% de conformidades.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 30.09.11
 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa diz que regulação barateia preço de remédios

A regulação econômica permitiu que os medicamentos chegassem às mãos dos brasileiros com preços, em média, 35% mais baratos do que os pleiteados pelas indústrias farmacêuticas. A conclusão é de estudo divulgado hoje (15) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Saúde Empresarial, por Redação

MetLife dá dicas de planejamento financeiro para quem cuida de parentes idosos

Você sabe se alguma amiga sua teve uma infecção urinária ou uma DST? Provavelmente, sim. Agora tente lembrar se o assunto hemorroidas já surgiu em uma conversa - e olha que nós mulheres costumamos falar tudo em detalhes! Possivelmente, a resposta é não.

Deixe seu Comentário:

=