Publicado por Redação em Dental - 03/05/2011

Exame da saliva pode detectar HIV

Segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), um em cada quatro dos 900 mil infectados pelo HIV nos EUA não sabe que está contaminado pelo vírus.

Com o objetivo de testar a eficácia da detecção do vírus HIV na saliva, pesquisadores de Atenas, na Grécia, realizaram investigação com três diferentes métodos de análise (ELFA, ELISA e PCR).

Participaram do estudo 68 indivíduos, sendo 34 portadores do vírus e 34 pessoas saudáveis, utilizadas como controle.

Foram realizados testes com a saliva e com amostras de sangue de todos os participantes.

Os resultados do estudo mostraram que, comparados com os controles, os indivíduos portadores tinham duas vezes mais problemas de saúde bucal, incluindo doença periodontal.

Os testes mostraram que a exatidão da detecção do anti-HIV na saliva é entre 97,1 e 100%, comparada com os testes no sangue.

Este tipo de teste poderia ajudar no controle epidemiológico da doença, encorajando mais pessoas ao exame e facilitando a entrega do resultado.

A pesquisa foi publicada na revista European Journal of Oral Sciences.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 03.05.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

10 erros que prejudicam a saúde bucal

Saiba o que você jamais pode fazer se quiser ter uma saúde bucal perfeita:

Dental, por Redação

Veja 5 métodos de restauração dos dentes

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Incidência de cárie em Manaus diminui nos últimos nove anos

A cárie dentária atingiu 21.624 moradores de Manausem 2011, segundo dados do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em relação a 2003, a queda é de 3,2% no número de casos registrados em Manaus.

Dental, por Redação

Prevenção em Odontologia

"É melhor prevenir do que remediar", eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave.

Deixe seu Comentário:

=