Publicado por Redação em Dental - 21/11/2011

Prevenção em Odontologia

“É melhor prevenir do que remediar”, eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave. Se você não conseguiu prevenir uma cárie dentária, pode muito bem prevenir um tratamento de canal, restaurando o dente o quanto antes. Se não conseguiu prevenir um tratamento de canal em determinado dente, previna a sua extração, tratando do canal, e assim sucessivamente.

Quanto mais cedo você fizer essa prevenção, melhor para você, para o seu bolso, para os seus dentes, para a sua mastigação, para a sua estética. Prevenindo, você estará “cercando” muitos problemas desagradáveis que podem acometer seus dentes e sua boca no futuro.

A partir do exame semestral de estruturas da sua boca, o dentista terá condições de controlar quaisquer manifestações bucais que porventura poderão prejudicá-lo. Uma cárie que apareça, ele a restaurará antes que venha a necessitar de um tratamento de canal; uma gengivite ele tomará providências antes que se transforme numa periodontite; uma ferida na mucosa ele tomará providências de curá-la, antes que se transforme num câncer bucal.

Seria muito bom se as administrações municipais, estaduais e federais se preocupassem mais com a saúde bucal da população brasileira. Deveriam se interessar mais pela Odontologia Preventiva, que é muito mais barata e dá resultados muito mais satisfatórios que a Odontologia Curativa. O governo federal juntamente com o Ministério da Saúde deveria contratar profissionais para, através dos órgãos de comunicação, orientar a população sobre as medidas preventivas que deveriam tomar para terem uma perfeita saúde bucal.

Fonte:http://www.portalarcos.com.br|21.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Descubra como chegar à terceira idade com o sorriso bonito

Hoje, a odontologia ampliou possibilidades de preservar dentes íntegros por toda a vida. Com o conceito de prevenção difundido, a evolução das escovas, dos tipos de fio dental e dos limpadores de língua, mais e mais pessoas conseguem preservar a saúde bucal até a terceira idade.

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes pode ocorrer com frio, quente ou doce

Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.

Dental, por Redação

Erosão ácida: causas

Muitas das comidas e bebidas que integram a dieta moderna, incluindo sumos de fruta, vinagre balsâmico, vinho e muitas frutas contêm ácidos que amolecem o esmalte dentário e podem conduzir a uma condição chamada erosão ácida.

Deixe seu Comentário:

=