Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/11/2012

Exames com resultado na hora começam a virar realidade

Exames na hora

Os biochips e suas promessas de exames cujos resultados saem na hora começam a se tornar realidade.

O cientista norueguês Stig Morten Borch, do instituto SINTEF, conseguiu colocar em produção o seu SpinChip, um aparelho que permite que os exames sejam feitos no próprio consultório médico, dispensando a ida aos laboratórios.

Os biochips são capazes de identificar as doenças rastreando proteínas específicas em fluídos corporais, como sangue, urina ou saliva. Como eles são minúsculos, uma única gota de fluido é suficiente para o exame.

Isso deverá também facilitar a execução de exames em recém-nascidos, para os quais retirar a quantidade de sangue necessária para os exames atuais é muitas vezes traumático.

Microcentrífuga

A amostra do sangue do paciente é coletada diretamente do dedo para um pequeno chip descartável, que é colocado dentro do aparelho.

Uma microcentrífuga separa os componentes fluidos e sólidos do sangue, preparando-os para análise pelo biochip.

Os componentes do sangue são transferidos para os minúsculos canais no interior do biochip, onde uma série de reações podem apontar a presença de biomarcadores para diversas condições médicas.

O resultado fica pronto em cerca de cinco minutos.

Laboratório portátil

A maioria dos biochips desenvolvidos até hoje é baseada em microcanais construídos em lâminas de vidro ou silício.

O sangue é bombeado através desses microcanais, em cada um dos quais ele se depara com reagentes específicos para diversas proteínas.

Isso permite que um mesmo microchip detecte vários tipos de doenças em um único exame.

O aparelho está em fase final de desenvolvimento, e o Dr. Borch quer ter certeza de que ele já é portátil o suficiente para ser levado de forma prática de um lado para o outro dentro dos hospitais.

A expectativa é que as vendas do SpinChip comecem até 2015.

Fonte: Diario Da Saúde


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde participa de roda de conversa sobre Sistemas Universais

Representantes do Ministério da Saúde participaram nesta quarta-feira de uma roda de conversa sobre sistemas universais de atendimento em saúde, que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Justiça nega recurso e governo não pode destinar 25% dos leitos para planos

Por unanimidade de votos, a Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou nesta terça-feira (15), em caráter liminar, a destinação de 25% dos leitos de hospitais públicos para atendimento de pacientes particulares ou para beneficiários de planos de saúde.

Deixe seu Comentário:

=