Publicado por Redação em Dental - 20/06/2012

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados, idênticos ao natural e, se bem cuidados, com durabilidade para o resto da vida.

As coroas são necessárias quando o comprometimento do dente é maior e ele precisa ser todo recoberto pela prótese. Assim, a coroa “veste” o dente desgastado, ou ainda pode ser fixada no implante dental, no caso de perda dental.

As coroas totalmente em cerâmica, ou livres de metal, vieram para substituir as coroas metalo-cerâmicas, que consistem numa subestrutura metálica recoberta de cerâmica, apresentando limitações estéticas. “A cor do metal precisa ser bloqueada e isto é difícil nas margens e nas áreas de pouca espessura da cerâmica”, explica o dentista William Frossard. Além disso, o metal barra a passagem da luz, reduzindo muito a translucidez da cerâmica e dando um aspecto artificial ao dente, muito branco e opaco. E ainda há pacientes alérgicos a certas ligas de metal usadas nas restaurações.

Com as próteses totalmente em cerâmica, a estética alcançada é bem superior, sem prejudicar a resistência e durabilidade da peça e o conforto do paciente.

Cerâmicas Zirconia e Alumina

Estes dois tipos de cerâmica são cada vez mais usados na Odontologia pela melhor estética que oferecem, entre outras vantagens. A Zirconia é um material altamente resistente, suportando por anos a força exercida pela mastigação, além de não causar qualquer rejeição do organismo (biocompatível) e de ter baixa condutibilidade de calor e frio. A Zirconia também está começando a ser utilizada como matéria-prima de implantes, pois um material branco proporciona uma estética gengival melhor do que o cinza do titânio.

A Alumina, por sua vez, não é tão resistente como a Zirconia, mas oferece uma ótima estética, por ser translúcida (permitir a passagem da luz) como um dente natural, por isso ela é mais indicada para dentes da frente.

Fonte: Dentalpress


Posts relacionados

Dental, por Redação

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.

Deixe seu Comentário:

=