Publicado por Redação em Dental - 20/06/2012

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados, idênticos ao natural e, se bem cuidados, com durabilidade para o resto da vida.

As coroas são necessárias quando o comprometimento do dente é maior e ele precisa ser todo recoberto pela prótese. Assim, a coroa “veste” o dente desgastado, ou ainda pode ser fixada no implante dental, no caso de perda dental.

As coroas totalmente em cerâmica, ou livres de metal, vieram para substituir as coroas metalo-cerâmicas, que consistem numa subestrutura metálica recoberta de cerâmica, apresentando limitações estéticas. “A cor do metal precisa ser bloqueada e isto é difícil nas margens e nas áreas de pouca espessura da cerâmica”, explica o dentista William Frossard. Além disso, o metal barra a passagem da luz, reduzindo muito a translucidez da cerâmica e dando um aspecto artificial ao dente, muito branco e opaco. E ainda há pacientes alérgicos a certas ligas de metal usadas nas restaurações.

Com as próteses totalmente em cerâmica, a estética alcançada é bem superior, sem prejudicar a resistência e durabilidade da peça e o conforto do paciente.

Cerâmicas Zirconia e Alumina

Estes dois tipos de cerâmica são cada vez mais usados na Odontologia pela melhor estética que oferecem, entre outras vantagens. A Zirconia é um material altamente resistente, suportando por anos a força exercida pela mastigação, além de não causar qualquer rejeição do organismo (biocompatível) e de ter baixa condutibilidade de calor e frio. A Zirconia também está começando a ser utilizada como matéria-prima de implantes, pois um material branco proporciona uma estética gengival melhor do que o cinza do titânio.

A Alumina, por sua vez, não é tão resistente como a Zirconia, mas oferece uma ótima estética, por ser translúcida (permitir a passagem da luz) como um dente natural, por isso ela é mais indicada para dentes da frente.

Fonte: Dentalpress


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chupeta entorta os dentes, mamadeira dá cárie; mitos e verdades sobre saúde oral infantil

Existem muitos mitos em torno do tema saúde bucal, mas o assunto é mais preocupante quando se trata de como cuidar dos dentes da criançada. Isso porque um erro nessa fase da vida pode significar problemas futuros.

Dental, por Redação

Dedique tempo para escovar os dentes

O ato de escovar os dentes não é a hora predileta do dia de muita gente. Apesar de a higiene bucal tomar poucos minutos do dia e ser essencial para a saúde, falta paciência para dedicar a atenção adequada para esse momento.

Dental, por Redação

Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida

Em vez de abastecer seu estoque de balinhas de hortelã, é possível dar fim ao mau hálito mudando hábitos básicos. Na verdade, se você desconfia que sofre de halitose, o primeiro passo é confirmar com aquele amigo próximo ou marcar um horário com o dentista.

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Deixe seu Comentário:

=