Publicado por Redação em Dental - 22/06/2015

Dentista da rede municipal de saúde implanta projeto pioneiro no tratamento indolor de cárie

Dentista Rosário Maciel ajdua crianças com cáries em Olinda com um tratamento indolor

A dentista Rosário Maciel está implantando, através do seu projeto de doutorado, a Hall Technique para realizar tratamento indolor nas crianças do município

A dentista Rosário Maciel está realizando um trabalho pioneiro do país, no tratamento indolor no combate às cáries. Visitamos ela na Unidade de Saúde da Família (USF) Azeitona I, em Peixinhos e ouvimos um pouco sobre o seu trabalho.

“O dente recebe uma coroa de aço, que agirá como um escudo, como se o dente estivesse blindado, levando à paralisação do processo carioso. A coroa metálica vai também restabelecer a estrutura anatômica perdida pela cárie”, explica Rosário sobre o Hall Technique, técnica usada por ela através de seu projeto de doutorado.

Ela destacou a importância desse tratamento nas comunidades mais carentes do município. “É muito importante levarmos esse processo às comunidades, pois é onde está concentrado o maior índice de crianças com cárie. A gente agradece muito à Secretaria de Saúde, por estar desenvolvendo esse processo de grande importância para a saúde pública da população de Olinda”.

Atualmente, Olinda está sendo pioneiro no Brasil em utilizar esta técnica no serviço público de saúde, que faz parte do projeto de tese da dentista no programa de doutorado em odontologia da UPE, sob orientação da professora Viviane Colares, com a colaboração do professor Evert Amerongen, da Universidade ACTA em Amsterdam, Holanda.

Moradora da comunidade, Lidiam Maria Gil levou a sua sobrinha Letícia, de 7 anos, para realizar o tratamento. Para ela, o atendimento realizado é muito bom. “A dentista é ótima, a criança vem e não chora. Não tem o que falar dela”, disse. A pequena Letícia também confirma a eficácia do tratamento. “Não doeu nada”, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Olinda


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chance de cura de câncer bucal dobra com diagnóstico precoce

Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%.

Dental, por Redação

Previna-se de muitas doenças cuidando da boca

Inúmeras doenças podem ter problemas bucais como justificativa ou, ao menos, associados a elas. E a lista não é pequena - endocardite infecciosa; doenças cardiovasculares; partos prematuros e nascimentos de baixo peso; pneumonias e doenças respiratórias crônicas obstrutivas;

Dental, por Redação

O que causa dentes sensíveis?

Provar um sorvete ou tomar um golinho de chá quente às vezes é uma experiência dolorosa para você? Escovar ou passar fio dental faz você estremecer de vez em quando? Se a resposta for positiva, você tem um problema chamado "dentes sensíveis".

Dental, por Redação

Dentes bem tratados melhoram qualidade de vida de crianças

Estudo realizado pelo Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã, na Holanda, revelou que as crianças ganham muito em auto-estima e qualidade de vida quando passam por tratamentos dentários.

Deixe seu Comentário:

=