Publicado por Redação em Dental - 06/02/2013

Faça um teste para descobrir se tem mau hálito

O grande perigo da halitose é que ela pode ser percebida por todos, menos pela pessoa que sofre desse mal. Isso mesmo, você pode ter mau hálito e nem desconfiar. Ocorre que quando os odores são constantes o bulbo olfativo – que recebe as informações do olfato – fica fadigado. Isso quer dizer que o nariz se acostuma com o cheiro e a pessoa não sente o próprio hálito.

Segundo a Associação Brasileira de Halitose – ABHA –, no Brasil, pesquisas revelaram que aproximadamente 30% da população sofre com este problema, cerca de 50 milhões de pessoas. Entre as causas estão o estresse, mudança nos hábitos alimentares, redução do fluxo salivar.  Uma das melhores armas contra o mau hálito é tomar água frequentemente para manter a produção de saliva. “Tudo que altera a produção da saliva gera halitose, e quando ingerimos pouca água, as glândulas salivares ficam preguiçosas e não produzem a saliva adequada”, diz Ana Kolbe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca. A especialista explica que com pouca água, a saliva fica viscosa e grudenta, o que permite maior acúmulo da saburra lingual – camada esbranquiçada que fica no fundo da língua. Uma saída para descobrir se está entre a população que sofre com a halitose é perguntar a pessoas íntimas se o problema existe. Caso o constrangimento seja grande, faça o teste e tire a dúvida de uma vez.

Basta responder sim ou não.

1- Respira pela boca?

2- Fuma?

3- Bebe pouco líquido?

4- Toma bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?

5- Fica muitas horas em jejum?

6- Ronca?

7- Sente a boca seca?

8- Ao olhar no espelho, nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?

9- Tem tártaro?

10- Seu intestino é preso?

11- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?

12- Chupa bala ou masca gomas para disfarçar o hálito?

13- As pessoas oferecem balas ou chicletes com frequência?

14- As pessoas se distanciam para falar com você?

15- Tem o costume de colocar a mão na boca para falar?

16- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?

17- Faz dieta?

Agora passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Se ao cheirar o local sentir um odor desagradável, e foram assinalados dois ou mais itens nas perguntas acima, procure um dentista para tratar a halitose. “Sabemos que 90% das causas do mau hálito estão relacionadas a problemas bucais, assim o dentista deve ser o primeiro profissional a ser procurado para diagnosticar e tratar o mau hálito”, diz Marcos Moura, presidente da ABHA.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM)

Deixe seu Comentário:

=