Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/11/2012

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País) no 4º trimestre deste ano.

Barbosa fez uma descrição do cenário macroeconômico brasileiro durante o 5º balanço da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no início da tarde de hoje. Segundo o secretário-executivo da Fazenda, o crescimento da economia neste patamar é um dos objetivos do programa. Ele voltou a reforçar a estimativa do ministério de que a manutenção do nível de crescimento acima de 4% vai dobrar a renda por habitante em menos de 20 anos.

"Por que o governo almeja esse crescimento entre 4% e 5%? Primeiro porque o Brasil pode e segundo porque deve. É perfeitamente possível manter a faixa de crescimento sem gerar pressão inflacionária. É possível manter a inflação na meta sem comprometer a estabilidade macroeconômica. E deve porque vamos elevar renda per capita mais rapidamente. Se o Brasil mantiver esse crescimento pelos próximos 20 anos vamos dobrar a renda per capita. Um país de classe média é um país com renda alta", disse.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Fundos Renda Fixa Índices apontam maior retorno da indústria em abril, diz Anbima

Os fundos Renda Fixa Índices apresentaram o maior retorno da indústria de fundos em abril - de 3,42% -, entre os tipos com PL (patrimônio líquido) representativo e que mantiveram o melhor desempenho em 12 meses (20,66%).

Notícias Gerais, por Redação

Os erros de etiqueta corporativa que podem ofender seus colegas

O pacote que trouxe a geração Y ao topo das companhias tratou de fazer uma revolução na maneira como as relações se dão no ambiente de trabalho. Não é por acaso, por exemplo, que o clima mais informal seja quase regra, hoje, dentro das empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias sobem após declaração do FED

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta quinta-feira, após dois dias de queda, com os investidores animados depois que o Federal Reserve (FED, o banco central americano)

Deixe seu Comentário:

=