Publicado por Redação em Dental - 05/06/2015

Ficar sem escovar os dentes aumenta chances de inflamação

Cuide da sua higiene bucal

Má higiene bucal pode prejudicar o sistema imunológico, que está ligado ao desenvolvimento de doenças como diabetes, Alzheimer e câncer

Seja sincero, como está a sua higiene bucal? Se não estiver caprichada, melhor repensar seus hábitos. Pesquisa realizada para uma série da BBC mostra que boca mal cuidada pode prejudicar o sistema imunológico. A inflamação crônica da gengiva, por exemplo, pode ainda aumentar as chances de doenças como demência e diabetes. Os dados são do jornal Daily Mail.

Para a série, o infectologista Christoffer Van Tulleken ficou duas semanas usando um protetor de gengiva de um lado da boca enquanto escovava os dentes, de modo que aquele lado não ficava limpo. Depois desse período, escovou todos os dentes e notou sangramento da gengiva por ter desenvolvido doença de gengiva (gengivite) suave.

A análise de Iain Chapple, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que, por não escovar os dentes por apenas duas semanas, o médico havia danificado o seu sistema imunológico. Testes de laboratório apontaram que as suas células brancas do sangue, os soldados do sistema imunológico, haviam se tornado menos eficazes em avançar contra um invasor infeccioso quando apresentadas a eles. Sendo assim, todo o corpo ficou inflamado como resultado de uma infecção na gengiva.

A ciência já revelou que inflamação crônica afeta seriamente o resto da saúde. Está fortemente ligada ao desenvolvimento de doenças, como patologias cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e câncer. Portanto, se deixar a doença de gengiva se tornar crônica, pode ter danos irreversíveis.

Padrão alimentar

O momento da alimentação pode interferir na saúde dos dentes. Se você come açúcar, há um período de perigo em que o esmalte está em risco de erosão devido ao ambiente ácido que surge, que irá se corrigir se durar pouco. Então, se consumir doces no café da manhã, almoço e jantar, não há problema. Mas, se você ingerir exatamente a mesma quantidade de açúcar, mas em intervalos de cinco minutos ao longo do dia, sua boca vai permanecer ácida durante todo o dia, elevando o perigo.

Para comprovar esse detalhe, a série propôs um experimento a uma família composta pelo casal e seis filhos. Metade dos integrantes comeu doces várias vezes entre as refeições, enquanto a outra metade os consumiu apenas ao final delas. Ao medir a acidez da boca a cada hora, constatou-se que os níveis eram mais perigosos nos que ingeriram mais vezes ao longo do dia.

Escovas baratas X escovas caras elétricas

Não é a qualidade do pincel que conta. A qualidade e a duração da escovação que realmente fazem a diferença. “Não enxaguar e não cuspir é crucial. A única coisa útil na pasta de dentes é o flúor e você quer que ele fique em seus dentes durante toda a noite? Portanto, não enxague e cuspa enquanto escova ou mesmo depois”, escreveu o médico Tulleken.

Kits de clareamento não funcionam

Para muitas pessoas, higiene dental não é suficiente, elas querem dentes mais brancos. Uma pesquisa realizada no ano passado pela Mintel constatou que mais de 1 em cada 10 britânicos tinha usado um produto de clareamento no mês anterior.

Mas os kits de clareamento à venda em mercados e farmácias não funcionam. Uma pesquisa com quatro kits diferentes e 12 voluntários para testá-los mostrou que não houve diferença visível na coloração dos dentes. Isso ocorre porque há níveis máximos de segurança permitidos de agente de branqueamento para evitar danos ao esmalte do dente. Apenas tratamentos com dentistas são eficazes.

O médico Tulleken também testou um kit. Depois de 10 dias, não notou diferença visível, apenas o tornou mais consciente do amarelecimento do seu próprio sorriso. E, como dentistas explicaram, amarelecimento não é um sinal da saúde dos dentes, mas é principalmente genético. O interior do dente é amarelo e, por isso, se seu esmalte é translúcido, mostra mais do lado interno.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentes caírem não é normal, diz especialista

Os dentes não têm data de validade. Isso mesmo, com exceção dos dentes de leite que começam a cair por volta dos seis anos, os dentes foram feitos para permanecerem na boca durante toda a vida.

Dental, por Redação

APCD promove exame de diagnóstico de câncer bucal gratuito

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas oferece gratuitamente exames de câncer bucal até o dia 26 de junho. As pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado serão encaminhadas para tratamento no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). 

Dental, por Redação

Saiba o que é placa dental bacteriana

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Dental, por Redação

Escolha inteligente de bebidas para uma boa saúde dental

Atualmente, há um monte de bebidas para escolher quando você está com sede, de refrigerantes e energéticos a águas engarrafadas premium e cafés variados, mas será que sua bebida preferida é saudável para os dentes e gengiva?

Dental, por Redação

Belo sorriso eleva autoestima

"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase? Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.

Dental, por Redação

Segunda edição do Dia do Sorriso incentiva saúde bucal

A segunda edição do Dia do Sorriso, promovido pela Acoplan (Associação dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos), reuniu cerca de 500 pessoas no último sábado, 22 de outubro, na quadra Poliesportiva do Colégio Arquidiocesano.

Deixe seu Comentário:

=