Publicado por Redação em Dental - 05/06/2013

APCD promove exame de diagnóstico de câncer bucal gratuito

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas oferece gratuitamente exames de câncer bucal até o dia 26 de junho. As pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado serão encaminhadas para tratamento no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). 
 
O objetivo é melhorar o prognóstico do paciente ao antecipar o diagnóstico e encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%. 
 
Os casos suspeitos serão submetidos à biopsia para confirmação e, no máximo, em 72 horas, os resultados estarão disponíveis. Segundo o diretor da EAP APCD, Artur Cerri, a demora para o diagnóstico do câncer de boca nos serviços públicos oscila, geralmente, entre seis e oito meses, e o resultado de uma biópsia pode demorar mais de 30 dias. 
 
Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta. A doença é a terceira que mais mata entre os homens e a sétima entre as mulheres. “O câncer de boca ocupa lugar de destaque entre as neoplasias mais prevalentes, está entre as dez primeiras colocações e, em algumas regiões, chega a ocupar as cinco primeiras colocações”, diz Cerri. 
 
Grupo de risco
Entre o grupo de risco, estão homens brancos acima de 50 anos, tabagistas e alcoólatras, que apresentam má higiene oral. Cada vez mais, a doença também atinge jovens (entre 30 e 45 anos) de ambos os sexos que não fumam nem bebem em excesso, mas praticam sexo oral desprotegido. Isso porque o HPV -papilomavírus humano-, que é transmitido sexualmente, está diretamente ligado a cada vez mais casos de câncer de cabeça e pescoço.
 
Serviço 
Agendamento de Consultas 
Telefone: (11) 2223-2503
Horário: das 9h às 12h 
 
Atendimentos 
De 3 a 26 de junho
Segundas e quartas-feiras
9h às 13h
Clínica da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD
Rua Voluntários da Pátria, 547, Santana (em frente ao terminal Tiête do metrô) 
 
O agendamento deve ser feito pelo telefone, após isso, o paciente será atendido por uma assistente social. 
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Amálgama dental: seu uso e possíveis efeitos tóxicos

Embora tenham opiniões diferentes quanto à toxicidade do material, especialistas avaliam que, aos poucos, o amálgama deixará de ser usado

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Deixe seu Comentário:

=