Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/07/2012

FMI espera recuperação gradual da economia brasileira em 2012

Em relatório publicado nesta sexta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma esperar que o Brasil tenha uma "recuperação gradual" em relação ao crescimento da economia do País ao longo do segundo semestre deste ano. A atividade econômica brasileira deve crescer acima dos 4% entre julho e dezembro. A entidade, no entanto, não divulgou estimativa de crescimento total para 2012.

Para o FMI, as medidas adotadas pelo governo brasileiro - de estímulo ao consumo e à indústria - desde agosto do ano passado devem contribuir para um melhor desempenho da economia em 2012. Para os próximos dois anos, a expectativa é que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, fique em torno de 4%.

A instituição crê na demanda doméstica como principal propulsor do crescimento brasileiro na segunda metade do ano. Mesmo assim, o FMI alerta para a possibilidade de riscos para a economia no País em 2012: se a crise global for prolongada e se os preços das commodities (produtos básicos, como minério de ferro e soja, muito exportados pelo Brasil) caírem. "O investimento crescente pode compensar estas desvantagens ao crescimento potencial, mas seria importante aumentar a poupança nacional em prol de uma trajetória de crescimento equilibrado e sustentável", diz o documento.

No relatório divulgado hoje, o FMI mostra preocupação com o efeito negativo causado pela demora da recuperação da economia. Segundo informações da instituição, o tempo que as medidas de governo levam para fazer efeito reflete na piora da expectativa de inflação no médio prazo.

Sobre as medidas tomadas em relação à política macroeconômica brasileira - que determina as taxas de juros, por exemplo -, o FMI considera que são "adequadas" para enfrentar a crise. O País é considerado bem posicionado, com políticas e instrumentos sólidos, para atravessar essa nova fase da turbulência internacional.

Avaliação do FMI

O documento publicado hoje é um acompanhamento da política econômica realizado anualmente pelo Fundo em relação à política econômica dos países membros. O objetivo é verificar se as políticas do país estão orientadas para a estabilidade econômica e financeira, o crescimento econômico com estabilidade de preços e uma política cambial livre de distorções.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas estão mais céticas com desempenho da economia

Após um período de otimismo, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (Ices) registrou queda no mês de abril. O Índice atingiu 111,4, com queda de 3,7 pontos em relação ao mês anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Volume financeiro negociado no Tesouro Direto sobe 14,5% em março

Foram negociados R$ 270,3 milhões no mês passado, uma queda de 40,5% em relação ao mesmo mês de 2012

Notícias Gerais, por Redação

Receita com publicidade aumenta 14%

O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$ 6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.

Notícias Gerais, por Redação

Euro atinge menor patamar em 15 meses ante dólar

O euro tinha ampla queda nesta quinta-feira, atingindo o menor patamar dos últimos 15 meses frente ao dólar e a libra e o menor nível em 11 anos contra o iene, com investidores nervosos antes de um leilão de bônus da França mais tarde neste pregão.

Deixe seu Comentário:

=