Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/07/2013

Garanta o trabalho desde os 12 anos na aposentadoria

Uma mudança de regra do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) promete dificultar a vida de quem começou a trabalhar muito cedo, antes dos 16 anos.
 
O órgão mudou a norma e passou a aceitar como tempo de contribuição o período de trabalho desde os 12 anos só com decisão judicial ou recurso apresentado à Previdência.
 
Antes de fazer o pedido na Justiça, os especialistas recomendam que o segurado tente o reconhecimento no posto.
 
Antes mesmo de pedir a aposentadoria, é possível conferir, no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é a base de dados usada pelo INSS para analisar os pedidos, se todos os seus períodos de trabalho desde que tinha 12 anos estão reconhecidos.
 
O advogado previdenciário Luis Guilherme Lopes de Almeida explica que ainda não há uma decisão unificada na Justiça sobre o tema.
 
Os juizados e tribunais favoráveis ao reconhecimento defendem que a legislação que limitou a idade mínima para o segurado começar a trabalhar buscava proteger os cidadãos.
 
Essa proteção não pode, no entanto, tirar o direito de incluir o período na contagem de tempo para conseguir a aposentadoria.
 
Fonte: Agora Uol

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Veja 10 principais documentos para separar antes de declarar o IR

Com proximidade do fim do prazo, dia 30, contribuinte precisa se organizar. Dica de especialista é juntar todos os papéis e separar por grupos.

Previdência Corporate, por Redação

Com R$ 25 por mês, já é possível fazer a previdência do bebê

Parece que foi ontem. Ele era um pequeno ser que se aconchegava perfeitamente nos braços maternos. Mas o tempo é implacável. Em um piscar de olhos, está crescido.

Previdência Corporate, por Redação

IPM recadastra aposentados e pensionistas

Mirando um projeto para amortizar déficit atuarial da previdência da Capital, o Instituto de Previdência do Município (IPM) está promovendo desde segunda-feira, dia 9, o recadastramento dos aposentados e pensionistas de Fortaleza.

Previdência Corporate, por Redação

Câmara deve votar esta semana previdência complementar do servidor

A Câmara dos Deputados deverá votar nesta semana o projeto de lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp).

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em novembro

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir deste mês receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 1.769 correspondências foram enviadas,sendo que 1.060 foram somente para mulheres.

Deixe seu Comentário:

=