Publicado por Redação em Dental - 30/03/2012

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes. Quando colocado próximo a uma cárie, o gel estimula as células dos dentes a regenerar num prazo aproximado de um mês, de acordo com um estudo publicado em 27 de maio no periódico ACS Nano. A tecnologia é, supostamente, a primeira do gênero.

O gel poderia eliminar a necessidade de preencher cavidades ou penetrar no canal radicular de um dente infectado. "Não é como um creme dental", diz Nadia Benkirane-Jessel, Ph.D., cientista do Institute National de la Sante et de la Recherche Medicale e co-autora do estudo. "Com isso estamos realmente tentando controlar as cáries". O achado poderia tornar a ida ao dentista mais agradável, diz dra. Berkirane-Jessel, Ph.D. Em vez de uma broca, os pacientes poderiam receber um pouquinho de gel ou um fino filme sobre o dente infectado, curando o dente de dentro para fora. O gel contém um peptídeo conhecido como HME, ou hormônio melanócito-estimulante. Experimentos anteriores mostraram que o HME estimula a regeneração óssea. Uma vez que ossos e dentes são razoavelmente similares, os cientistas franceses deduziram que o resultado poderia ser o mesmo e testaram o filme em dentes de camundongos, encontrando sucesso. Benkirane-Jessel adverte que os filmes ou géis contendo HME apenas tratam a cárie, não a previne.

A American Dental Association recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor para evitar a cárie. A ADA também aconselha as pessoas a usarem fio dental todos os dias, limitar os lanches entre as refeições e visitar o dentista regularmente para limpezas profissionais e exames.

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos

Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta.

Dental, por Redação

Acabe com a gengivite em 7 passos

Segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, até os 12 anos de idade, 37% da população brasileira é acometida por algum tipo de doença periodontal. Entre 15 e 19 anos, este número atinge a casa dos 49,1%, vai para 82% entre 35 e 44 anos e chega à marca de 98,2% entre 65 e 74 anos.

Dental, por Redação

Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável

Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos.

Dental, por Redação

Cuidado odontológico nos hospitais pode salvar vidas

Diminuir o tempo das internações, reduzir custos hospitalares e evitar a mortalidade - estes resultados podem ser facilitados prestando-se a devida assistência à saúde bucal dos pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Deixe seu Comentário:

=