Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/01/2013

Gestão sustentável reduz custos das empresas

Não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão voltada para a sustentabilidade. Para o Sebrae, uma empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição. Ao diminuir os custos, as empresas aumentam a competitividade, pois podem cobrar preços menores. Por outro lado, conquistam novos clientes, já que o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado sobre os efeitos ambientais e processos produtivos sustentáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação ao meio ambiente.

Segundo o Sebrae, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) podem ser aplicados em qualquer atividade econômica, pública ou privada. Um SGA possibilita ao empresário controlar e minimizar os riscos ambientais, além de representar uma importante vantagem competitiva. A iniciativa ajuda o empreendimento em uma série de ações como identificar e controlar impactos e riscos ambientais relevantes; estabelecer metas de para o desempenho ambiental, assegurando o equilíbrio de custos e benefícios; e medir o desempenho em relação a padrões e metas pré-estabelecidos e modificar a abordagem, se necessário.

Todas essas informações constam da cartilha Gestão Sustentável nas Empresas. Nela, o interessado pode encontrar conceitos, práticas e propostas para tornar sua empresa sustentável.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Aviso prévio maior vale só para o empregado, diz ministério

O Ministério do Trabalho publicou a nota técnica nº 184 para esclarecer pontos polêmicos da nova lei sobre aviso prévio e afirmou que o novo aviso, que foi ampliado de 30 para de até 90 dias, vale apenas para o empregado.

Notícias Gerais, por Redação

Livro-caixa: entenda qual a vantagem de utilizá-lo na declaração de IR

A declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), apesar de anual, sempre gera muitas dúvidas nos contribuintes, especialmente entre aqueles que possuem o próprio negócio, os chamados trabalhadores autônomos.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto prevê crescimento médio de 4,7% no governo Dilma

Com a divulgação ontem da expansão de apenas 2,7% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Planalto projeta agora uma média de crescimento nos quatro anos do governo Dilma Rousseff de 4,7%, de acordo com números divulgados no balanço do PAC

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa avança 15,95% e lidera rentabilidade em 2012

No segundo mês do ano, a bolsa brasileira perdeu um pouco a força, porém manteve o bom desempenho apresentado em janeiro, registrando valorização de 4,34%, aos 65.811 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma, aliados e o bom comportamento

A reforma ministerial vem aí e os partidos da base aliada, aposta o governo, querem enviar sinais de bom comportamento para a presidente Dilma Rousseff.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas na Europa fecham com sinais mistos

Os principais índices das bolsas europeias fecharam com sinais mistos hoje (16), após uma sessão volátil. O Banco da Inglaterra (BOE, na sigla em inglês) advertiu que o panorama para o crescimento global piorou desde agosto por causa da crise na zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=