Publicado por Redação em Previdência Corporate - 10/07/2012

Governo adia reunião sobre fator previdenciário

O governo adiou a reunião para discutir possíveis alterações no fator previdenciário. O encontro aconteceria nesta terça-feira (10) e contaria com os ministros das Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; da Fazenda, Guido Mantega; da Previdência Social; Garibaldi Alves; além de outras autoridades.

Na opinião da advogada e presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Jane Berwanger, os brasileiros não contarão com mudanças no cálculo da aposentadoria ainda este ano. Isso porque, diz ela, esse é um ano de eleição, o que desfavorece a tomada de decisões polêmicas por parte do governo.

De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ainda não há uma nova data para que o encontro aconteça.

Aposentadoria
Segundo informado pela Agência Brasil, na última segunda-feira (9), na reunião que aconteceria hoje, estariam em pauta duas propostas: uma em que a idade e o tempo de contribuição somariam 85 e 95 anos para mulheres e homens, respectivamente; e outra em que a aposentadoria seria fixada conforme uma idade mínima, considerando a expectativa de vida do país.

Atualmente, a aposentadoria dos contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é feita obedecendo dois critérios: idade mínima (65 anos para homens e 60 para mulheres; e 60 anos para homens e 55 para mulheres que exercem trabalho rural) e tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 anos para mulheres).

Na hipótese do contribuinte se aposentar antes de cumprir um desses dois critérios, o valor a ser recebido pelo trabalhador é calculado seguindo uma fórmula – o fator previdenciário – que considera o tempo de contribuição do trabalhador, a alíquota paga, a expectativa de sobrevida e a idade da pessoa no momento da aposentadoria.

Criado em 1999, o fator é criticado por reduzir o benefício a ser recebido pelo trabalhador.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Saiba quando e como antecipar a restituição de IR

Os juros da antecipação da restituição do imposto de renda costumam ser baixos, o que torna essa linha de empréstimo uma das mais baratas do mercado.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social brasileira é apresentada a parlamentares vietnamitas

A Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional vietnamita foi recebida pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, nesta terça-feira (31), na sede no Ministério da Previdência Social,em Brasília.

Previdência Corporate, por Redação

Vereador questiona previdência de servidores da educação e da saúde

O vereador Luis Fernando de Oliveira Pedra (PDT) alertou, esta semana, que professores e profissionais da Saúde com duas matrículas no município, isto é, que passaram por dois concursos, podem estar sendo prejudicados no que diz respeito ao cálculo da aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Ceará depende muito da previdência

Pensões, aposentadorias e programas sociais são responsáveis por 46,3% da renda no Ceará de 2001 a 2009. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada é opção ao INSS

A Previdência Social amarga deficits ano a ano, o que significa que paga mais do que arrecada. Neste ano, até setembro, o rombo chegou a R$ 35 bilhões.O valor é 18% menor do que no mesmo período de 2010 e o mais baixo desde 2005 - mas ainda assim, alto.

Previdência Corporate, por Redação

INSS começa a pagar benefício de setembro nesta segunda

Os aposentados que recebem até um salário mínimo (R$ 545,00) começam a receber o benefício referente a setembro nesta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=