Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2012

Governo estima 1 bilhão de aparelhos com acesso à internet em 2020

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que o governo estima que o número de dispositivos M2M (máquina à máquina) conectados à internet vai chegar a 1 bilhão até 2020.

Segundo o ministro, esses equipamentos, que permitem a comunicação entre dispositivos --usado em geral para localização, medição, aferição de temperatura e de nível de estoque, por exemplo-- terá grande espaço para crescer no país.

"O que eu disse é que a venda de aparelhos celulares é finita. As pessoas não vão andar com 20 telefones na cintura, agora esse campo, que usa da internet também, está crescendo agora", explicou.

Segundo Paulo Bernardo, houve um crescimento de 78% no crescimento do acesso à internet no Brasil só no ano passado. Isoladamente, a internet móvel cresceu 103%", disse Paulo Bernardo.

Quanto aos domicílios conectados, Paulo Bernardo disse que o Brasil saiu da marca de 28% com acesso à conexão, em 2011, e deve chegar a 50% até o fim de 2012.

"A pretensão é chegar a 70% de domicílios com internet em 2014. Essa meta está no plano plurianual para 2015, mas estamos seguros que vamos atingi-la antes", completou Paulo Bernardo.

De acordo com o ministro, o governo planeja medidas para enfrentar o problema da baixa velocidade de acesso.

"O usuário contrata velocidade X, mas no contrato a operadora se compromete a oferecer apenas 10% disso. Vamos obrigar que a velocidade mínima seja de 40% do que foi contratado e a média fique em 60%, fazendo a migração gradativamente", afirmou o ministro.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Instituto: mercado necessita de especialistas em qualidade de vida

O mercado de trabalho necessita atualmente de 20% de profissionais de gestão de pessoas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira por especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Notícias Gerais, por Redação

Em semana de Copom, mercado aposta em manutenção da Selic

Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova taxa básica de juros da economia brasileira, o mercado segue apostando que o colegiado vai manter a Selic no atual patamar de 7,25% ao ano, o menor nível da história do País.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil reconhece legitimidade do governo rebelde da Líbia

O Brasil votou a favor da representação dos rebeldes líbios nas Nações Unidas. Nesta sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU aprovou a entrega do assento da Líbia ao órgão político dos rebeldes, o CNT (Conselho Nacional de Transição).

Deixe seu Comentário:

=