Publicado por Redação em Dental - 22/05/2012

Higiene bucal deve começar antes da chegada dos dentes

Mesmo antes da chegada dos dentes de leite, os pais devem se preocupar com a higiene bucal dos bebês. Engana-se quem acha que sem dentição, não precisa manter a boca limpa, até porque, são os dentes de leite que guiam o nascimento dos permanentes, abrindo o caminho para os próximos.

Os primeiros dentes nascem em torno do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.

A limpeza bucal varia de acordo com a idade. Logo que os dentes nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Logo em seguida vem a escova de dente infantil e o fio dental, que já deve ser utilizado quando surgirem os primeiros dentes.

O creme dental só deve ser inserido no hábito da limpeza bucal com orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.

Um dos grandes problemas bucais dos bebês é a cárie de mamadeira, que atinge 60% das crianças até 3 anos e, geralmente, é provocada pelo hábito de mamar e dormir sem a devida higienização.

A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de prejudicar a estética. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, leve imediatamente ao dentista. Essa machinha é o início da cárie.

Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir. Como a cárie é uma doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para pessoa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar o bebê.

Algumas dicas podem ajudar na higiene bucal dos bebês, confira:

A alimentação noturna (não precisa ser só a mamadeira, leite no copo também) deve ser retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira;

Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo;

Os pais devem supervisionar a escovação das crianças ao menos três vezes ao dia (manhã, almoço e jantar). Creme dental com gosto bom pode facilitar o aprendizado da criança com a escova.

Evite que as crianças consumam em exagero balas, doces, chocolates e refrigerantes, principalmente entre as refeições. Melhor é oferecer esse tipo de alimento como sobremesa, higienizando logo após;

A visita ao odontopediatra deve acontecer a cada 6 meses para tratamento preventivo como aplicação de flúor e orientação aos pais.

Fonte: vilamulher.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doença periodontal e cardiovascular têm relação; saiba mais

As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez.

Dental, por Redação

Entenda as complicações da extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Aprenda a fazer antisséptico bucal em casa

Muitos dentistas alertam para o uso moderado de antissépticos bucais. Na verdade, o recomendado é conversar com o dentista para ver a real necessidade de lançar mão do enxaguante oral para eliminar bactérias e manter o hálito fresco.

Deixe seu Comentário:

=