Publicado por Redação em Dental - 21/05/2013
Parto prematuro pode ser causado por gengivite
Gravidez é fase de sorrir. Mas para isso é preciso ficar atenta à saúde bucal. Nesse período, as alterações hormonais podem favorecer o aparecimento da gengivite. Isso ocorre tanto porque os hormônios influenciam na capacidade de defesa do organismo, mas também porque há maior vascularização local e os pequenos vasos sanguíneos da boca se tornam mais frágeis.
Segundo o cirurgião-dentista Mario Groisman, mestre pela Universidade de Lund na Suécia, o tratamento desse quadro pode ser feito com visitas regulares ao dentista, além de manter uma correta higiene bucal no dia a dia. “Apesar de todos os cuidados, a gengiva poderá continuar irritada e inflamada, sangrando facilmente, devido às alterações hormonais”, diz Groisman.
Complicações
Cada vez mais a literatura científica associa a doença periodontal como fator de risco para o parto prematuro e/ou baixo peso ao nascer. Alguns estudos propõem que as infecções bucais, como a periodontite, podem funcionar como uma fonte de infecção que estimula uma reação inflamatória. “Esta reação inflamatória seria uma ameaça ao bebê, pois pode induzir o parto prematuro”, explica o dentista.
Para a saúde bucal, o agravamento da gengivite também é sério. Quando a gengivite é causada por placa bacteriana, é necessária a intervenção profissional para remoção do agente bacteriano. A falta de cuidado com a higiene oral é comum entre as gestantes devido aos enjoos. “A progressão da doença leva à formação do cálculo dental, o que pode levar a perda dos dentes”, afirma Groisman.
Acompanhamento
Se a gravidez for planejada, é indicado marcar uma consulta preventiva antes da gestação. Caso não seja possível, a melhor época é o segundo trimestre (entre o quarto e o sexto mês). “Isso porque no primeiro trimestre o bebê está se formando e deve-se evitar o uso de medicamentos, e no terceiro trimestre, a mãe está numa mais ansiedade devido à aproximação do parto”, esclarece.
Se for necessário fazer radiografias também é melhor esperar o segundo trimestre. “Se forem essenciais, podem ser realizadas, desde que se utilize o avental de chumbo”, alerta Groisman.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal
A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.
Gel regenerador
O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes.
Visitas regulares ao dentista podem resultar em economia para idosos
A odontologia preventiva pode ajudar os pacientes idosos a manter uma boca e um corpo saudáveis.
Dentes bem tratados melhoram qualidade de vida de crianças
Estudo realizado pelo Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã, na Holanda, revelou que as crianças ganham muito em auto-estima e qualidade de vida quando passam por tratamentos dentários.







