Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/08/2015

HIV: ONU objetiva erradicar a doença até 2030

Resultados mostram que a eficácia dos programas de rastreio e diagnóstico do HIV ainda é insuficiente

Um estudo apresentando durante a 8ª Conferência sobre a Patogênese do HIV, em Vancouver, Canadá, apresentou um aumento nas campanhas, com o objetivo de reduzir o diagnóstico do vírus da AIDS (HIV). O acesso aos programas de tratamento deve ser aumentado para atingir o objetivo fixado pela ONU de erradicação da doença até 2030.

A pesquisa foi realizada com cerca de 7 mil pessoas na região de Orange Farm na África do Sul, onde o acesso aos tratamentos antirretrovirais são acompanhados por programas de pesquisa sobre a doença.

"Entre as pessoas entrevistadas, 40% dos homens e 20% das mulheres declararam jamais terem sido diagnosticadas", segundo o estudo da Agência francesa de Pesquisa sobre a Aids (ANRS, na sigla em francês), grupo de pesquisadores multidisciplinar sobre a aids e a hepatite viral.

Entre a amostra, 30% das mulheres e 17% dos homens são HIV positivo em graus variados de carga viral. "Estes resultados mostram que a eficácia dos programas de rastreio e diagnóstico do HIV ainda é insuficiente", afirmou Jean-François Delfraissy, diretor da ANRS.

Além do diagnóstico insuficiente, "pouquíssimas pessoas com AIDS recebem um tratamento antirretroviral. Era o caso de apenas 30,5% das mulheres soropositivas e de 21% dos homens soropositivos", afirmou Kévin Jean, encarregado da análise estatística do estudo. "Mesmo numa região onde os investimentos na luta contra a aids são importantes, os dados mostram que estes esforços ainda são insuficientes para reduzir, no futuro, a transmissão do HIV e a prevenção de novos casos", considerou o professor Bertran Auvert, da Universidade de Versalhes.

Os objetivos da Unaids determinam a erradicação da pandemia até 2030, estimando que a população infectada é de 36,9 milhões de pessoas, segundo a Delfraissy.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, avaliou que será necessário investir 32 bilhões de dólares anuais nos próximos cinco anos para erradicar a doença até 2030.

Fonte: UOL


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Gripe pode evoluir para pneumonia viral, alerta especialista

 Com as temperaturas mais amenas, os gripes e resfriados chegaram mais cedo este ano. Mas nem todo mundo sabe diferenciar uma doença da outra.

Saúde Empresarial, por Redação

Remédios menos amargos

A discussão sobre a desoneração tributária para medicamentos começa a ganhar corpo no Brasil e os resultados desse debate podem melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS assina acordo para novo modelo de remuneração

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representantes dos hospitais e dos planos de saúde assinam nesta quinta-feira,

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas do Brasil e EUA descobrem novo método de diagnóstico de leucemia

Cientistas do Brasil e Estados Unidos desenvolveram um novo método para o diagnóstico da leucemia, mais rápido e preciso, que antecipará o início do tratamento contra a doença, informou neste domingo a Agência Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

PMO, a força para a Saúde crescer de forma sustentável

O crescimento do setor de Saúde no Brasil, facilmente observado pela expansão do número de usuários, pela maior presença e volume de operações dos grupos competidores nos diversos segmentos e pelo acréscimo dos investimentos públicos -

Deixe seu Comentário:

=