Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/08/2011

HNSG cria projeto preventivo contra infecção hospitalar

Com a meta de intensificar as ações preventivas contra infecções hospitalares, o Hospital Nossa Senhora das Graças implantou o projeto Respiras, (Rede de Sensibilização em Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS).
 
De acordo com a instituição, é uma iniciativa que tem como o principal objetivo, a construção integrada do conhecimento em assuntos fundamentais relacionados à prevenção de infecções no ambiente hospitalar.
 
As infecções adquiridas durante o tratamento de saúde são as principais causas de morbidade e mortalidade ocorridas em ambiente hospitalar. Apesar de fazerem parte do dia a dia hospitalar, a maioria das infecções hospitalares pode ser evitada com medidas de prevenção baseadas em conhecimento técnico adequado e apoio administrativo.
 
Segundo o hospital, o nome “Respiras” está relacionado aos alvéolos pulmonares conectados, que precisam “respirar” para a manutenção da vida. Para colocar o projeto em prática, o HNSG irá realizar palestras mensalmente destinadas aos enfermeiros.
 
Os encontros serão estruturados com conhecimento técnico e com dinâmicas que possam reforçar o aprendizado. Inicialmente, o convite é para a equipe de enfermeiros que são os gestores assistenciais mais próximos aos pacientes.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 23.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Campanha já vacinou 47% do público-alvo

O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 6.051.890 crianças em todo país foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha.

Saúde Empresarial, por Redação

Brics discutem transferência de tecnologia e genéricos

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na sigla em inglês), representados por seus ministros da Saúde, tiveram encontro em Genebra em que destacaram a importância da transferência de tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir o direito universal à saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Quase 8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam remédios gratuitos

Ao fazer o balanço do primeiro ano do programa Saúde Não Tem Preço, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (13) que 7,8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam medicação gratuita no país.

Saúde Empresarial, por Redação

Urgências para sustentar a urgência da saúde

É consenso que a saúde precisa de fonte segura de financiamento, e que um novo imposto para garantir com decência a universalidade e a integralidade do atendimento estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou indefensável na política, tanto para a situação quanto para a oposição.

Deixe seu Comentário:

=