Publicado por Redação em Vida em Grupo - 06/01/2014

Homem morre em acidente de trabalho e noiva é indenizada por dano moral

A noiva de um homem que morreu num acidente de trabalho conseguiu, na Justiça, o direito de receber indenização por dano moral reflexo (que atinge uma pessoa ligada, de alguma forma, à vítima). A Justiça do Trabalho de Minas Gerais determinou uma indenização no valor de R$ 25 mil.

Na decisão, o juiz considerou que o casamento da noiva com a vítima só não foi concretizado por causa da morte do trabalhador.

A decisão teve por objetivo, assim, "zelar pela preservação da integridade moral, do nome, da imagem e da honra" da noiva, que sofreu um "dano moral em decorrência da perda" do noivo.

O homem morreu em junho de 2009. Ele tinha sido contratado por uma empresa prestadora de serviços para trabalhar como auxiliar de manutenção. Mas, ainda no período de experiência, atuou como auxiliar de eletricista.

Ao executar a ligação dos refletores em uma das câmeras frigoríficas de outra empresa, que contratou os serviços de sua empregadora, houve um curto circuito, pois o local estava energizado. Após sofrer uma descarga elétrica, ele morreu com "parada cardio-respiratória por eletrochoque".

Para a Justiça do Trabalho de Minas Gerais, o acidente foi consequência das condições inseguras em que o empregado realizava a tarefa e da negligência das duas empresas. O trabalhador não usava luvas de proteção isolante, além de, no momento do acidente, estar trabalhando há mais de nove horas.

As empresas recorreram da decisão, mas a Turma Recursal de Juiz Fora não lhes deu razão.

O desembargador José Miguel de Campos constatou que a autora da ação era, de fato, noiva do empregado falecido, tendo em vista que ela foi beneficiária não só das verbas rescisórias, mas também da indenização do seguro de vida e da pensão por morte concedida pelo INSS.

O relator, acompanhado de forma unânime pelos demais julgadores, manteve a condenação, inclusive quanto ao valor da indenização.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep fixa nova data para registro eletrônico de produtos

A Susep enviou carta circular para seguradoras, entidades abertas de previdência privada e sociedades de capitalização informando que, em virtude do sistema de registro eletrônico de produtos ter apresentado falhas durante o período reservado para testes,

Vida em Grupo, por Redação

Susep publica regras para autorizar venda de microsseguro

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), as regras para autorização da venda de microsseguro, apólices de baixo valor voltadas para a população de menor poder aquisitivo.

Vida em Grupo, por Redação

Aposentado: quer voltar ao trabalho depois de alguns anos parado? Veja dicas

Alguns dados já anunciaram que as empresas estão dispostas e, até muito interessadas, a contratar profissionais aposentados, que acumulam longa experiência em determinadas funções. A questão é: como esses profissionais devem fazer a retomada de suas carreiras?

Deixe seu Comentário:

=